06/10/2021 20:43:00

Break dance domina a Sibéria e conquista novos apreciadores

TV Brics

Movimento foi organizado por uma única pessoa

(Fot: Divulgação/ TV Brics)

Diretamente de Otchir, distrito de Omsk, na Rússia, hoje iremos falar sobre o hip-hop, ou melhor, o seu segmento mais legal: o break dance. Todo esse movimento foi organizado por uma única pessoa que chegou a Otchir para curtir o verão.

“Venho a Ochir todo verão, porque meus pais moram aqui, aqui é minha terra natal. E eu gosto muito de vir pra cá, me distrair da agitação da cidade e apenas relaxar”, explica Stepan.

“Eu mesmo venho treinando aqui há muito tempo e agora estou fazendo uma “reunião break”. Estamos preparando os caras e ensinando novos movimentos”.

No final dos anos 90, para todos que, mais ou menos, sabiam dançar break dance, ele era o rei das festas e o primeiro cara na área. Agora o break dance foi substituído por outros tipos de dança, por que isso aconteceu?

“Bem, provavelmente porque é uma dança difícil e exige esforço. Existem danças sociais quando duas pessoas podem se movimentar. E o break dance é um pouco diferente, requer um pouco mais de energia para dominá-lo. E também trabalho em si mesmo, trabalho no corpo. Nem todos conseguem fazer isso. Nas festas, você precisa acender, quer chamar atenção. Acontece que você fica lá e atrai a atenção. É difícil chamar a atenção com a dança break”, conta Stepan.

“O break dance definitivamente não está morto. Ele evoluiu. Apenas saiu como uma unidade informacional, por assim dizer. Não houve retorno de notícias. A última notícia foi ótima, quando começaram a falar em break dance para os Jogos Olímpicos. Quando Sergei Chernyshev venceu os Jogos Olímpicos da Argentina, sim, os Jogos da Juventude, ele ficou em primeiro lugar, tornou-se o primeiro campeão olímpico. Isso era um furo de notícias. Eles começaram a falar sobre break dance. Agora, o break dance, definitivamente, não está morto, tivemos há pouco o último Campeonato Europeu, realizado em Sochi. Muitos países vieram participar, apesar da pandemia, muitos dançarinos vieram até nós. E ainda não estamos fazendo o alinhamento que existia antes da pandemia. Antes da pandemia, em geral, o mundo inteiro estava aberto, havia muitos eventos. Então ele ainda não morreu, mas em nosso país, ao contrário, ele está mais forte. A Rússia agora é líder nesse  segmento”.

“O nível da nossa competição é muito alta. Mas isso não é uma dificuldade, isso é uma vantagem, porque você viaja para a Europa, se você pegar pelo menos os 8 primeiros, os 4 melhores da Rússia, então você já está no top 2 da Europa, entre os melhores. Ou seja, não há competição lá. Simplesmente, para nós, o break dance é uma elevação social. Ou seja, esta é uma maneira de subir mais alto. Temos as oportunidades, a força que o break dance oferece. E você se levanta. Mas na Europa, por exemplo, é mais para diversão, entende. Nossos caras vivem para isso. Estamos prontos para dar nossa saúde e tudo para provarmos quem somos nesse tema”.

Stepan conta que, além de break dance, também pratica stand-up. “Sempre quis fazer as pessoas rirem por dentro. Ou seja, desde criança gosto muito de fazer as pessoas rirem. Eu realmente gosto de contar histórias. Adoro sentar-me onde quer que esteja, na cozinha às 5 da manhã, compartilhando as coisas mais fantásticas que aconteceram na minha vida. Às vezes acaba sendo uma comédia junto com eles. E então, descobri que cresci como um beat-boy e entendo que quero realizar meus outros talentos e desenvolvê-los. E agora um dos momentos mais adequados quando você pode fazer isso para trazer suavemente sua carreira de break para o auge e então lentamente sair da agulha do break-dance. Porque o break-dance é uma coisa assim, que vicia, tome cuidado, parece impossível parar de dançar se você começou. Quero crescer calmamente para me tornar um artista com mais peso. Para ter mais habilidades. Bem, em geral, para um break dance, às vezes é útil ficar de pé, conversar, olhar o público do outro lado. Quando comecei a me apresentar, percebi que quando você voa, faz algum truque que você ensinou e as pessoas para você”.

(Foto: Divulgação/ TV Brics)

Veja também!

>>> Relatório eleva imposto sobre bebida e cigarro

>>> Procon ameaça multar WhatsApp após falha global

>>> RedeTV! desenvolve conteúdos especiais para o Facebook

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários