31/10/2019 06:53:00 - Atualizado em 31/10/2019 09:02:00

Botijão de gás explode em trem e mata dezenas no Paquistão

Redação/RedeTV!

Três vagões pegaram fogo. Muitos passageiros morreram porque saltaram do trem em movimento


Explosão e incêndio em trem no Paquistão — (Foto: Asghar Bhawalpuri via AP Photo)

Ao menos 74 pessoas morreram e outras 43 ficaram feridas após um botijão de gás explodir em um trem no sul do Paquistão nesta quinta-feira (31), de acordo a agência de notícias Associated Press e imprensa local. 

Segundo a ministra da Saúde da província de Punjab, Yasmin Rashid, o botijão explodiu depois de ser manipulado por passageiros durante o café da manhã. Mesmo proibidos, os cilindros de gás são usados por passageiros em viagens longas, principalmente para o preparo de refeições. Ao menos três vagões pegaram fogo após a explosão.

"Dois fogões explodiram quando as pessoas estavam tomando café da manhã. A presença de querosene com os passageiros no trem em movimento espalhou ainda mais o fogo", disse o ministro das Ferrovias, Sheikh Rashid Ahmed, à rede de televisão paquistanesa Geo.


Autoridades paquistanesas examinam trem incendiado — (Foto: Siddique Baluch/AP Photo)

A explosão aconteceu quando o trem estava perto da cidade de Rahim Yar Khan, às 6h30 (hora local). A locomotiva saiu da cidade de Karachi e tinha como destino Rawalpindi. A viagem do Tezgam Express duraria 25 horas e meia

Esse é o pior desastre no sistema ferroviário do Paquistão em quase 15 anos e os números de vitimas e feridos ainda podem aumentos, admitem as autoridades paquistanesas.

A locomotiva levava cerca de 200 peregrinos a caminho de um festival religioso próximo à cidade de Lahore. Durante o incêndio, muitos passageiros se salvaram, pois conseguiram pular do trem em movimentop para escapar do fogo, explicou o ministro das Ferrovias. No entanto, muitos também morreram ao saltar.

"A maioria das mortes foi causada por pessoas pulando do trem", disse Rasheed, que afirma que o trabalho de resgate continua no local, com o apoio de equipes militares e médicos. Por ora, apenas 18 corpos foram identificados.


Botijão de gás que explodiu em trem no Paquistão - (Foto: Reprodução/Geo News)

Premiê lamenta

O primeiro-ministro paquistânes Imran Khan lamentou o ocorrido, afirmando que encomendou uma "investigação em caráter urgente"

Acidentes de trem não são raros no Paquistão, que possui uma antiga rede ferroviária que remonta aos tempos do Império Britânico - do qual o país se tornou independente em 1947. 

Em 2007, pelo menos 56 pessoas morreram num acidente em Mehrabpur. Em 2005, mais de 130 pessoas perderam a vida na sequência de uma colisão entre três comboios, na província de Sindh.

Veja também!

>>> Bolsonaro assina acordos e diz que "Brasil tem mar de oportunidades"

>>> Preso, ex-governador Garotinho diz que é vítima de perseguição

>>> Marinha diz que não há confirmação de mancha de óleo no sul da Bahia

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários