02/03/2017 19:48:00 - Atualizado em 02/03/2017 20:12:00

Artista cria retratos de pessoas mortas usando seus restos mortais

Redação/RedeTV!

Foto: Reprodução/Facebook/Heidehatrynewspage

Artista plástica situada em Nova York, a alemã de 51 anos Heide Hatry vem ganhando destaque ao produzir retrato de pessoas mortas usando as próprias cinzas dos falecidos. Segundo ela, o processo leva de três a quatro meses e é feito com camadas de cera e cinzas para criar a semelhança ímpar do falecido. 

"Eu uso uma bonita placa de madeira na qual e aplico camada de cera, então eu deposito cada pequena partícula de cinza com a ponta do bisturi. É mais parecido com o processo de um mosaico tradicional do que a pintura", explicou ela ao jornal britânico "Metro", completando: "As cinzas que consistem inteiramente de osso são uma cor, então eu faço diferentes tons de cinza acrescentando carvão e pó de mármore branco".

À publicação, a artista explicou que começou a realizar os retratos em 2008 após a morte de um amigo próximo. "Eu estava em um terrível estado de luto por causa de um amigo meu que cometeu suicídio. Isso não apenas me devastou mas também me trouxe de volta a dor da morte do meu pai 19 anos antes", declarou. 

A partir de então, Heide sentiu que os retratos eram uma forma de manter vivo e presente os entes queridos. "Um amigo que sabia que eu estava fazendo [os retratos] e tinha acabado de perder a mãe me pediu para fazer um retrato com os restos dela, e eu fiz. Ele descreveu a experiência de maneira similar a que eu tinha: uma profunda e consolante sensação da presença dela", finalizou.  

Fotos: Reprodução/ubugallery.com

Veja também: Artista "se fecha" em obra de arte e causa espanto em Paris

Recomendado para você

Comentários