19/01/2022 11:58:00

Arqueólogo encontra moeda rara da época medieval avaliada em mais de R$ 1,5 milhão

Redação RedeTV!

Peça histórica foi desenterrada próximo a uma fazenda na vila de Hemyock, no condado de Devon

(Foto: Divulgação/Spink&Son)

Um arqueólogo amador inglês encontrou o que pode ser uma das primeiras moedas de ouro de cunhagem da Inglaterra. Datada entre os anos de 1216 a 1272, durante o reinado de Henrique III (época medieval), a peça histórica foi desenterrada próximo a uma fazenda na vila de Hemyock, no condado de Devon.

A casa de leilões Spink & Son irá leiloar a moeda no próximo domingo (23), e a expectativa é de que a venda gere entre 200 mil e 400 mil libras, equivalente a R$ 1,5 e 3 milhões.

Apenas oito artefatos semelhantes existem atualmente e a maioria deles se encontra guardados em museus. Na moeda, está gravada a imagem do rei Henrique III sentado em seu trono, com um orbe e um cetro em mãos.

O responsável pela descoberta afirmou à casa de leilões que utilizou um detector de metais e que, inicialmente, não tinha conhecimento da raridade da moeda.

“A moeda foi encontrada em um local pouco atraente e poderia facilmente nunca ter sido recuperada. Agora está protegida para as gerações futuras desfrutarem dela”, afirmou o arqueólogo, que não quis ser identificado.

Veja também!

>>>Governo inicia pagamento do Vale-Gás; veja o calendário

>>>Cidade do Rio tem sensação térmica de 50,8°C

>>>Saúde lança nova versão da caderneta de saúde para crianças

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários