20/01/2020 11:45:00 - Atualizado em 20/01/2020 12:07:00

30 agentes e diretor de presídio são detidos após fuga no Paraguai

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

76 presos de uma facção criminosa brasileira fugiram do presídio regional de Pedro Juan Caballero; um foi recapturado


Sacos com terra retirada por presos na escavação de túnel para escapar do presídio regional no Paraguai Reprodução - (Foto: Reprodução/Fiscalía Paragua)

A Procuradoria do Paraguai pediu a prisão de 30 agentes penitenciários e do diretor do presídio em Pedro Juan Caballero, Christian González. Eles são suspeitos de facilitarem a fuga de ao menos 76 presos paraguaios e brasileiros - a maioria sendo integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) - no domingo (19). 

De acordo com a imprensa local, os funcionários da penitenciária seguem detidos no departamento de investigação da polícia paraguaia e prestam depoimentos. 

A ministra da Justiça do Paraguai, Cecilia Pérez, afirmou que destituiu o diretor da prisão do cargo no mesmo dia. 

A fuga

Cerca de 76 presidiários, integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), fugiram por um túnel da Penitenciária Regional e Pedro Juan Caballero, no Paraguai, na madrugada deste domingo (19). Um brasileiro fugitivo foi recapturado na manhã desta segunda-feira (20), pelo Departamento de Operações da Fronteira (DOF).

(Foto: Divulgação/Polícia Nacional do Paraguai)

De acordo com a ministra da Justiça, Cecilia Pérez, existe a "possibilidade de envolvimento de agentes penitenciários corruptos". Inicialmente, a ministra informou pela manhã que 91 detentos haviam conseguido escapar da penitenciária por volta das 4h. Perez informou, também, que os fugitivos fazem parte da facção criminosa brasileira. Mais tarde, a procuradora Reinalda Palacios afirmou que o número de fugitivos foi atualizado para 75, de acordo com informações do jornal "ABC Color".

“Impossível que eles não tenham visto a quantidade de areia em uma das celas. O túnel foi cavado de uma cela que vai para o lado da prisão. Não é possível que os funcionários não tenham visto uma saída no perímetro da penitenciária. Existe um conluio brutal óbvio”, disse a ministra Pérez.

O ministro do Interior, Euclides Acevedo, afirmou que a fuga foi uma libertação de prisioneiros. “Já nos dias anteriores vários dos fugitivos teriam deixado a prisão pela porta principal. Isso implica que, com efeito, toda a penitenciária está envolvida”.

Ele afirmou que a maioria dos 91 presos do PCC que escaparam da prisão "não saiu pelo túnel". Os outros, segundo o ministro, "saíram pela porta da frente".

Veja também!

>>> Guedes participa nesta segunda (20) de abertura do Fórum Econômico em Davos

>>> Receita recupera R$ 5,2 bilhões em dívidas de empresas com o Simples

>>> Após fuga de presos, fronteira com Paraguai tem policiamento reforçado

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários