08/10/2019 16:01:00 - Atualizado em 08/10/2019 18:25:00

Evento 'Mude o Mundo Como Uma Menina' destaca ações de jovens brasileiras

Redação/ RedeTV!

Jovem premiada ganhará uma viagem ao Vale do Silício, nos EUA

(Foto: Divulgação)

Em comemoração ao Dia Internacional da Menina, celebrado na próxima sexta-feira (11), o projeto Força das Meninas irá premiar jovens brasileiras que desenvolvem habilidades sociais e culturais nas categorias Pioneira, Líder, VisionáriaCriativa e Determinada. Em parceria com o Banco Original, a terceira edição do evento “Mude o Mundo Como uma Menina" vai ocorrer no espaço Unibes Cultural, em São Paulo, das 11h às 15h30h.

O evento contará com as apresentações do grupo teatral Cia Realejo e da bailarina Tuany Nascimento, de 25 anos, idealizadora do projeto social “Na Ponta dos Pés”, que oferece aulas de balé clássico no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A jovem premiada irá ganhar uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos.

O ingresso para participar da premiação é gratuito e com vagas limitadas mediante a inscrição pelo site da Sympla.

Conheça as jovens participantes:

Na categoria “Criativa” do prêmio “Mude o Mundo Como Uma Menina”, está a estudante baiana Anna Luísa Beserra (21 anos), fundadora da startup de impacto socioambiental reconhecida pela ONU: "Safe Drinking Water for all - SDW", que desenvolve tecnologias para tratamento, gestão e monitoramento de recursos hídricos, incubada pela INOVAPoli (Incubadora de base tecnológica da Escola Politécnica da UFBA). Além disso, ela desenvolveu um biodigestor doméstico para resíduos alimentares, o AIA. 

Na categoria “Pioneira”, está a gaúcha Mariana Bigolin Groff (17 anos), primeira brasileira a ganhar medalha de ouro na Olimpíada Europeia Feminina de Matemática, é co-fundadora do Movimento Meninas Olímpicas. Mariana também é vencedora de 28 medalhas nacionais de olimpíadas em áreas como Física, Astronomia, Química e informática.

No bairro Grajaú, na periferia de São Paulo, mora a premiada da categoria “Líder”: Isabelle Christina, de 16 anos, criadora do projeto Meninas Negras, que tem como objetivo a inclusão digital de jovens afrodescendentes para maior inserção delas em meios ligados à educação, cultura e no mercado de trabalho. Isabelle, atual funcionária mais nova da multinacional Oracle e embaixadora da Ashoka, iniciou o projeto após voltar de um intercâmbio aos Estados Unidos e perceber que era a única menina negra no grupo.

A multimedalhista  paraolímpica Verônica Hipólito, de 23 anos, que vive em São Bernardo do Campo (SP), receberá o prêmio na categoria “Determinada”. A atleta paraolímpica brasileira que já teve câncer no cérebro e um AVC é pentacampeã brasileira dos 100m e 200m. Ela possui ainda quatro medalhas em para-panamericanos, duas medalhas em mundiais, três ouros em sul-americanos e uma prata e um bronze nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro.

E na categoria “Visionária”, está a paranaense Rafaella De Bona, de 22 anos, laureada com o prêmio alemão iF Design Talent Award 2019, pela criação de um absorvente sustentável pensado para mulheres que vivem em situação de rua. A estudante de design de produto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) escolheu a erradicação da pobreza, problema relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, para desenvolver seu trabalho de conclusão de curso.

Sobre o Força Meninas: o Força Meninas é um negócio de impacto social criado, em 2016, por Déborah De Mari, pesquisadora nas áreas de Gênero, Liderança, Habilidades do Século XXI e o Futuro da Educação, com a missão de empoderar meninas e adolescentes atribuindo a elas habilidades com potencial transformador. Em 2017, o Força Meninas criou o evento “Mude o Mundo Como uma Menina”, inspirado no “Dia Internacional das Meninas” e nas diretrizes das Nações Unidas, buscando empoderar meninas e ensiná-las habilidades específicas para que possam ter participação plena e efetiva, bem como igualdade de oportunidades de liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública. Em 2019, o evento se transforma também na primeira premiação para meninas inspiradoras que estão impactando o mundo.

Serviço: 'Mude o mundo como uma menina’

Data: 11/10/2019 - Das 11h às 15h30

Local: Unibes Cultural - Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo

Ingressos: Gratuitos mediante a inscrição (vagas limitadas)

Veja também!

>>> Justiça do Rio impede que deputados estaduais presos sejam empossados

>>> Eleições para conselhos tutelares são suspensas em cinco cidades do PR

>>> Pai é indiciado após pedir para filho de 9 anos filmá-lo nu "para fazer sucesso" na internet

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários