05/12/2024 17:29:00 - Atualizado em 05/12/2024 17:30:00

"Ninguém no mundo pode apontar o dedo para um de nós", diz ministro Waldez Góes sobre a responsabilidade ambiental do governo ao 'É Notícia'

Redação RedeTV!

Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional participa do ‘É Notícia’ desta quinta (5)

(Foto: Divulgação/RedeTV!)

A apresentadora Amanda Klein recebe o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, no programa ‘É Notícia’ desta quinta-feira (5), que vai ao ar às 23h45 na RedeTV!.

Antes de assumir o Ministério, Góes foi governador do Amapá por quatro mandatos (2002-2006, 2006-2010, 2014-2018 e 2018-2022) e destacou-se como presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

Durante a entrevista, Waldez Góes detalha os principais planos de sua pasta, com ênfase no fortalecimento da infraestrutura hídrica e na prevenção de desastres naturais. Segundo ele, o objetivo é mitigar os impactos de fenômenos como enchentes, secas e outros desastres climáticos por meio do fortalecimento da Defesa Civil e da gestão de riscos em todo o país.

Góes explica que o Ministério direciona recursos oriundos de taxações e multas ambientais para prevenir tragédias e oferecer respostas rápidas às populações afetadas. Ele reafirma seu compromisso em otimizar os fundos de desenvolvimento para promover a integração nacional.

À frente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o ministro destaca o programa de integridade usado contra a corrupção na companhia. 

Ainda durante a entrevista, Góes fala sobre os desafios relacionados à exploração na foz do Amazonas. Ele enfatiza a importância de um diálogo contínuo entre governos, empreendedores e a sociedade civil para assegurar a proteção ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. E afirma que o petróleo da Amazônia pode finanaciar a transição energética no país. 

O ministro também analisa o pacote fiscal apresentado pelo presidente Lula que propõe a taxação do imposto de renda para trabalhadores com rendas acima de R$ 5 mil condicionada ao aumento das alíquotas para rendas superiores a R$ 50 mil. Ele argumenta que essa medida reflete o compromisso do governo em combater as desigualdades sociais. “Lula pegou o Brasil com uma dívida gigante e vem lutando para reduzir as desigualdades", afirma.

Em entrevista, Góes comenta a corrida eleitoral de 2026 e defende a continuidade de Lula no governo. “O Brasil está longe de ter outro líder como Lula."

Exibido às quintas-feiras às 23h45, o programa É Notícia recebe políticos, economistas, juristas e personalidades de destaque em suas áreas de atuação, diretamente dos estúdios da emissora em Osasco, na Grande São Paulo, e em Brasília.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários