28/01/2022 18:03:00 - Atualizado em 28/01/2022 18:14:00

MG: ministro do Meio Ambiente acompanha reunião do acordo de reparação pelos danos causados em Mariana

Redação RedeTV!

Joaquim Leite reforçou a necessidade de soluções efetivas  

(Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (28), o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, esteve no município de Mariana, em Minas Gerais, para acompanhar o acordo que visa a reparação dos danos provocados pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015.

O caso é considerado o maior desastre ambiental da história brasileira. O rompimento despejou 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos no solo e chegou ao Rio Doce, afetando 230 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. 

(Foto: Divulgação)

O ministro participou da reunião com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, representantes do governo estadual, os deputados federais Marcelo Álvaro Antônio e Evair de Melo, prefeitos das áreas atingidas, o coordenador do Comitê Gestor Pró-Rio Doce, Luís Otávio Milagre de Assis e o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fernando Bandeira de Melo Filho. “O objetivo é recuperar o dano ambiental causado e os serviços do ecossistema que foram interrompidos por causa desse desastre. Iremos atuar em conjunto para achar uma solução efetiva, que traga de volta a qualidade ambiental que existia antes do desastre”, pontuou o ministro. 

(Foto: Divulgação)

Para Leite, é necessário agilizar e realizar as reparações ambientais. “Ambientalmente nós temos que fazer um fundo novo, uma forma nova para fazer com que os recursos cheguem ao chão e mude a realidade do meio ambiente nos dois estados”, afirmou.

Veja também!

>>> BC só retomará consulta a valores esquecidos em 14 de fevereiro

>>> Distrito Federal volta a proibir público em competições esportivas

>>> Inglaterra suspende uso de máscaras e comprovante de vacinação contra a Covid-19

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários