Veja o vídeo: Irã bombardeia hospital em Israel e deixa 71 pessoas feridas
Ana Souza / Redação RedeTVO primeiro-ministro israelense visitou o local e declarou que o Irã "pagará o preço total".
(Foto: Reprodução/X)
Um míssil lançado pelo Irã atingiu o hospital Soroka, localizado na cidade de Beersheba, no sul de Israel, na manhã desta quinta-feira (19). De acordo com o Ministério da Saúde israelense, o ataque causou "danos extensos" à estrutura e deixou 71 pessoas feridas. O hospital é a principal unidade médica da região sul do país.
Segundo um oficial do Exército de Israel, o Irã lançou dezenas de mísseis contra o território israelense e parte deles atingiu áreas civis, incluindo o hospital. O diretor da instituição afirmou que o impacto ocorreu por volta das 7h, no horário local.
O total de feridos nos ataques registrados em várias regiões de Israel é de 271, segundo o Ministério da Saúde, sendo quatro em estado grave. Em Tel Aviv, o serviço de resgate Magen David Adom informou que ao menos 40 pessoas ficaram feridas.
Os pacientes do Soroka Medical Center foram retirados do local. Dois médicos relataram à agência Associated Press que a explosão ocorreu logo após as sirenes de ataque aéreo serem acionadas, com o impacto sendo ouvido de uma sala segura.
Autoridades israelenses acusaram o Irã de ter o hospital como alvo direto do ataque. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu visitou o local e declarou que o Irã "pagará o preço total". O ministro da Defesa, Israel Katz, afirmou que o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, "não pode mais existir".
O governo iraniano, por meio da agência estatal Irna, afirmou que o alvo do ataque era uma instalação militar em Beersheba, nas proximidades do hospital, e que a unidade de saúde foi afetada pela onda de choque do míssil.
O Soroka Medical Center possui mais de mil leitos e atende a aproximadamente um milhão de moradores do sul de Israel, conforme informações divulgadas no site oficial da instituição.
Ver essa foto no Instagram
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp