08/07/2026 08:53:00 - Atualizado em 08/07/2026 08:53:00

Trump anuncia fim de acordo com Irã após novos bombardeios na região

Redação RedeTV!

Presidente americano descartou diálogo depois de ataques em bases no Bahrein e Kuwait

(Foto: Redes Sociais)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (8) que o acordo de paz preliminar firmado com o Irã chegou ao fim e descartou novas rodadas de diálogo com Teerã.

A declaração do mandatário norte-americano ocorreu durante uma coletiva de imprensa em Ancara, capital da Turquia, antes do início de uma cúpula da Otan.

"Para mim, acho que [o acordo de paz] acabou. Eu não quero mais lidar com eles [Irã]. Eles são a escória, são liderados por pessoas doentes e são um povo maldoso e violento. (...) Vou falar com meus negociadores, mas é uma perda de tempo lidar com eles. Até onde eu sei, acabou", afirmou Trump quando perguntado se o acordo teria "morrido".

O posicionamento de Washington acontece após uma nova troca de bombardeios entre as duas nações, registrada entre terça-feira e quarta-feira. Até o momento, as autoridades do Irã não se manifestaram publicamente sobre o pronunciamento do líder estrangeiro.

O conflito recente teve início quando as forças armadas norte-americanas bombardearam alvos no sul do território iraniano. A ofensiva foi uma resposta à suposta autoria do regime de Teerã em ataques contra três navios comerciais no Estreito de Ormuz.

Em contrapartida, o governo do país persa classificou a ação dos Estados Unidos como uma violação aos termos do pacto bilateral. Como retaliação, mísseis iranianos foram lançados contra instalações militares americanas no Bahrein e no Kuwait durante a madrugada.

As nações árabes atingidas pelos projéteis abrigam pontos estratégicos para as operações de Washington no Oriente Médio. O Bahrein sedia a 5ª Frota da Marinha, enquanto o Kuwait funciona como base para o comando das tropas terrestres na região.

Devido à iminência dos impactos, os sistemas de defesa de ambos os países acionaram alertas de bombardeio para os moradores nas primeiras horas do dia. O incidente fragiliza o cessar-fogo que estava em vigor desde a assinatura do tratado em junho.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários