10/07/2025 11:11:00 - Atualizado em 10/07/2025 11:11:00

Rússia ataca Ucrânia com 400 drones e 18 mísseis

Gabriel Anjos | Redação RedeTV!

Ao menos duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em ataques com alvo em Kiev

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Durante a noite passada, a Rússia lançou aproximadamente 400 drones e 18 mísseis contra a Ucrânia, conforme informou nesta quinta-feira (10) o presidente Volodymyr Zelensky.

Ele pediu aos países ocidentais que imponham sanções a Moscou “rapidamente”. O principal alvo do ataque foi a capital, Kiev, onde ao menos duas pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas.

Segundo as autoridades locais, destroços de drones caíram sobre o telhado de um prédio residencial no bairro central de Shevchenkivskyi, provocando incêndios em várias áreas da cidade.

As vítimas foram identificadas como uma mulher de 68 anos e um policial de 22, ambos estavam em uma estação de metrô, de acordo com o ministro do Interior, Ihor Klymenko.

“Edifícios residenciais, veículos, armazéns, escritórios e edifícios não residenciais estão ardendo”, relatou o chefe da administração local, Tymur Tkachenko, em publicação no Telegram.

A população foi orientada a buscar abrigo e manter as janelas fechadas devido à fumaça intensa, até que o alerta de ataque aéreo fosse encerrado.

O bombardeio durou cerca de três horas e ocorreu dois dias após outro ataque considerado o maior desde o início da guerra, quando Moscou lançou 728 drones e 13 mísseis contra o território ucraniano. “Esta é claramente uma escalada do terror por parte da Rússia”, declarou Zelensky nas redes sociais.

“As sanções devem ser impostas rapidamente e a pressão sobre a Rússia deve ser suficientemente forte para que sinta realmente as consequências do terror”, acrescentou o presidente.

Zelensky informou ainda que a reunião com líderes ocidentais, marcada para esta quinta-feira, terá como pauta principal a ampliação do financiamento para sistemas de interceptação de drones e defesa aérea.

A videoconferência deve contar com a presença da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni; do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz; do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer; e do presidente da França, Emmanuel Macron.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, deve se reunir hoje com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, à margem do encontro dos chefes da diplomacia dos países do Sudeste Asiático, em Kuala Lumpur.

Nesta segunda-feira (7), o presidente norte-americano Donald Trump declarou sua intenção de enviar mais armamentos a Kiev e, no dia seguinte, acusou o presidente russo de fazer “algumas declarações absurdas” sobre a Ucrânia.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários