19/06/2025 12:45:00

Remédios como Wegovy e Mounjaro podem anular o efeito de anticoncepcionais

Ana Souza / Redação RedeTV

Gravidez indesejada? Casos aumentam entre usuárias de medicamentos injetáveis para perda de peso

(Foto:Agência Brasil)

Medicamentos usados para emagrecimento, como Wegovy (semaglutida) e Mounjaro (tirzepatida), têm se tornado cada vez mais comuns entre pessoas que buscam a perda de peso.

O aumento de relatos dos chamados “bebês do Ozempic” — medicamento indicado para diabetes com o mesmo princípio ativo do Wegovy — levou o órgão regulador de medicamentos do Reino Unido a publicar orientações específicas sobre o uso dessas substâncias por mulheres em idade fértil.

Essas diretrizes foram divulgadas após a agência receber 40 notificações de gravidez não planejada em pacientes que utilizavam medicamentos voltados para o emagrecimento. Um dos pontos abordados nas orientações é o possível impacto dessas drogas sobre a eficácia de anticoncepcionais orais.

As injeções com semaglutida ou tirzepatida atuam imitando o hormônio GLP-1, liberado no intestino após a ingestão de alimentos. Esse hormônio está ligado à regulação do apetite.

A tirzepatida também interage com o sistema hormonal GIP, outro regulador natural do apetite.

Esses medicamentos afetam o apetite por meio de diferentes mecanismos. Um deles é a inibição de regiões cerebrais relacionadas à sensação de fome, o que reduz o aumento do apetite comum em processos de emagrecimento.

As drogas também diminuem a velocidade de esvaziamento do estômago.

Estudos sobre a interação entre medicamentos à base de GLP-1 e anticoncepcionais orais ainda são escassos. No entanto, a redução no esvaziamento gástrico pode interferir na absorção dos contraceptivos, afetando seu efeito esperado.

Um estudo de 2024 apontou que a tirzepatida reduziu em 20% a presença de etinilestradiol — forma sintética de estrogênio utilizada na pílula anticoncepcional combinada — na corrente sanguínea.

A pesquisa também mostrou que o tempo necessário para que essa substância fosse completamente absorvida aumentou entre duas e quatro horas.

Essa alteração no tempo de absorção pode comprometer o bloqueio do sistema reprodutivo feminino, interferindo na ação contraceptiva da medicação.

Por outro lado, os efeitos da semaglutida na absorção do etinilestradiol foram considerados menos significativos.

O prolongamento no tempo de absorção do anticoncepcional parece estar relacionado à redução do esvaziamento gástrico, já que a substância é majoritariamente absorvida no intestino delgado.

Ainda não se sabe por que esses efeitos são mais intensos com a tirzepatida do que com a semaglutida. No entanto, estudos indicam que, apesar de ambas interferirem de maneira semelhante no esvaziamento gástrico, a ação da tirzepatida se estende por mais tempo.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários