09/10/2025 17:53:00

Morre a jornalista Theresa Walcacer, pioneira de grandes telejornais

Pedro Brum/Redação RedeTV!

Aos 81 anos, a comunicadora morreu em casa, no Rio de Janeiro

(Foto: Reprodução/TV Globo)

Na madrugada desta quinta-feira (9), no Rio de Janeiro, morreu, aos 81 anos, a jornalista Theresa Walcacer. Embora a causa da morte ainda não tenha sido divulgada, a profissional de comunicação enfrentava, há anos, problemas cardíacos crônicos.

Reconhecida por ser uma das pioneiras nos principais telejornais e programas jornalísticos da TV Globo, Theresa foi encontrada sem vida em sua casa, localizada na Zona Sul da capital fluminense, segundo informações do portal G1.

Ao longo de sua carreira, Walcacer trabalhou em produções renomadas da televisão brasileira, como Jornal Nacional, Jornal Hoje, Jornal da Globo, Globo Repórter e GloboNews.

Nascida em Manhumirim, Minas Gerais, a jornalista formou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, posteriormente, transferiu-se para a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Após se formar, Theresa foi contratada pela Globo como pesquisadora em 1971. Com o passar do tempo, participou de coberturas marcantes no Jornal Nacional, incluindo a queda do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, e a morte do líder soviético Nikita Khrushchev.

Theresa também atuou em diversos veículos e instituições ao longo de sua trajetória, como o Jornal do Brasil, Revista Pais & Filhos, Geográfica Universal, Funarte e TV Manchete. Além disso, foi gerente da Fundação Roberto Marinho, diretora-geral do programa Globo Ciência e do Papo com Armando Nogueira, exibido pelo canal SporTV.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários