Ex-treinador tem pena estabelecida pelo STJ por estupro de vulnerável contra quatro atletas
Pedro Brum/Redação RedeTV!A pena definitiva foi julgada pelas autoridades no dia 25 de setembro
(Foto: Reprodução/Ricardo Bufolin/CBG)
Nesta terça-feira (4), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a condenação do ex-treinador de ginástica Fernando de Carvalho Lopes pelo crime de estupro de vulnerável contra quatro atletas, quando ainda atuava como técnico.
De acordo com a decisão das autoridades, a pena definitiva, julgada no dia 25 de setembro deste ano, foi estabelecida em 28 anos de reclusão, sendo mantida em segunda instância pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
A defesa de Fernando tenta recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). O processo segue em segredo de justiça, medida adotada para preservar a identidade das vítimas.
O caso, revelado pelo Fantástico em 2018, teve início quando a 2ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo (SP) condenou o ex-treinador a 109 anos e oito meses de reclusão, em regime fechado, pelos diversos crimes abusivos cometidos enquanto treinava ginastas menores de idade.
Anos depois, em julho de 2023, a pena foi reduzida para 28 anos de prisão, sendo confirmada recentemente pela Justiça.
Fernando de Carvalho Lopes também atuava como professor de educação física em Diadema, na Grande São Paulo. Em janeiro de 2023, ele pediu exoneração do cargo público e, em seguida, se mudou para Portugal.
Além da condenação criminal, o ex-treinador foi punido na esfera esportiva. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) determinou seu banimento definitivo, impedindo-o de exercer qualquer função relacionada à modalidade no Brasil.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para acessar nosso canal de Entretenimento no WhatsApp
