"C... do Maranhão": Aluno de medicina zomba de UBS e prefeito cancela convênio com faculdade
Redação Rede TV!Mãe de estudante diz que fala foi impulsiva e pede fim de exposição nas redes sociais

Foto: Reprodução/Instagram
O prefeito de Paço do Lumiar (MA), Fred Campos (PSB), cancelou nesta terça-feira (12) o convênio de estágio com estudantes de medicina da Universidade Ceuma após um aluno menosprezar o município em redes sociais. O gestor classificou a conduta como um ataque à cidade e citou falta de trato social do universitário. As informações são do g1.
Em publicação no Instagram (veja abaixo), o prefeito maranhense afirmou que a postagem demonstra "o nível baixo de médico" em formação e que a instituição de ensino "tem que oferecer curso social pra pessoa poder viver em sociedade" antes de oferecer a graduação em medicina.
Campos proibiu a entrada de novos estagiários no município até que a universidade comprove a qualificação humanitária dos alunos. Além disso, confirmou que encaminhará uma representação criminal por injúria qualificada ao Ministério Público do Maranhão e à Delegacia de Polícia.
"C# do Maranhão"
No vídeo publicado, o estudante ironizou o atendimento em uma unidade de saúde local ao comparar o local com Zurique, na Suíça. O conteúdo utilizava uma trilha sonora de "meme" pedindo que a situação acabasse.
A Universidade Ceuma informou que não compactua com comportamentos incompatíveis com os princípios de respeito e responsabilidade profissional e garantiu que a conduta do acadêmico será apurada individualmente segundo o regimento interno.
Os colegas da turma do 4º período de medicina divulgaram nota de repúdio contra a atitude do discente e declararam que comportamentos antiéticos não representam a turma e são intoleráveis no ambiente universitário.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Leia as notas dos envolvidos na íntegra:
Ceuma
"A Universidade CEUMA reafirma seu compromisso com a formação ética, técnica e humana de seus estudantes, bem como com o respeito às instituições públicas, aos profissionais da saúde e à população atendida nos campos de estágio.
Diante do episódio recentemente divulgado, a Instituição esclarece que não compactua com comportamentos incompatíveis com os princípios de respeito, responsabilidade e postura profissional exigidos de seus acadêmicos. A conduta relatada será apurada individualmente, com adoção das medidas cabíveis previstas no Regimento Institucional e no convênio de estágio firmado com o Município.
A Universidade CEUMA pede desculpas à população de Paço do Lumiar por qualquer desconforto causado pelo episódio e reafirma seu respeito pela comunidade, pelos usuários do sistema público de saúde e pelos profissionais que atuam diariamente no atendimento à população.
A Instituição destaca, contudo, que atitudes individuais não representam os valores da universidade nem o comportamento da ampla maioria dos estudantes, que exercem suas atividades acadêmicas com dedicação, ética e compromisso social.
A Universidade CEUMA lamenta ainda qualquer medida que resulte em prejuízo coletivo a estudantes sem relação com o ocorrido, especialmente diante da contribuição social desenvolvida pelos acadêmicos nos serviços de saúde.
A Instituição seguirá atuando com diálogo, responsabilidade institucional e compromisso com a educação, sempre pautada pela responsabilização individual, pelo respeito mútuo e pelo interesse da população".
4º período do curso de medicina do Ceuma
"A turma do 4º período do curso de Medicina vem, por meio desta nota, manifestar seu posicionamento diante de uma atitude considerada incompatível com os princípios éticos, morais e profissionais que norteiam a formação médica.
Diante dos acontecimentos recentes envolvendo um discente de nossa turma, registramos nosso repúdio à atitude praticada, especialmente por compreender que comportamentos antiéticos não devem ser normalizados nem tolerados dentro do ambiente universitário. Essa atitude não representa nossa turma.
Por fim, reiteramos nosso compromisso com um ambiente acadêmico saudável, respeitoso e alinhado aos valores humanos e profissionais que devem guiar a prática médica".
Mãe do aluno que fez a publicação
“Como mãe, preciso me manifestar diante da repercussão envolvendo uma publicação infeliz feita por meu filho.
Em nenhum momento a postagem teve como objetivo atacar diretamente a UBS, os profissionais da saúde ou a população de Paço do Lumiar. O contexto da fala estava relacionado às dificuldades de acesso enfrentadas na região, especialmente pelas péssimas condições da estrada utilizada para chegar à unidade de atendimento.
Meu filho reconhece totalmente que errou nas palavras utilizadas, já demonstrou arrependimento e entende a gravidade do que escreveu. Foi uma fala impulsiva e impensada de um jovem, não um ataque deliberado contra a população ou os serviços públicos.
O que mais nos revolta é que, após a publicação feita pelo PREFEITO nas redes sociais, o caso tomou proporções gigantescas. A exposição pública gerou ataques, ameaças e hostilidade contra meu filho e toda nossa família, causando enorme sofrimento emocional.
É extremamente grave ver o PREFEITO defender publicamente instauração criminal contra um jovem estudante por uma fala isolada e já reconhecida como errada. Não estamos falando de um criminoso, mas de um estudante que escreveu uma enorme besteira em um momento isolado.
Solicitamos que a publicação do PREFEITO seja retirada imediatamente, pois esse tipo de exposição apenas incentiva ainda mais violência, ameaças e perseguição pública nas redes sociais, algo incompatível com a postura esperada de um gestor municipal.
Reconhecemos o erro do nosso filho, mas também esperamos equilíbrio, humanidade e responsabilidade para que um episódio isolado não seja transformado em destruição pública de um jovem e de sua família.”
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp