07/12/2025 16:23:00 - Atualizado em 07/12/2025 16:23:00

Biblioteca Mário de Andrade, em SP, é invadida por dois criminosos e obras são roubadas

Mariana Pires/ Redação RedeTV!

Criminosos rendem seguranças e levam obras de arte da segunda maior biblioteca do país

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais) 

A Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no Centro de São Paulo, foi alvo de um roubo na manhã deste domingo (7), quando dois criminosos armados invadiram o local e levaram obras de arte que estavam expostas. De acordo com a Polícia Militar, os assaltantes renderam os seguranças antes de fugir em direção à estação Anhangabaú do Metrô.

Equipes da PM que estavam próximas ao local prestaram auxílio imediato aos funcionários e iniciaram buscas na região, mas nenhum suspeito foi localizado até o momento. Não houve feridos.

A biblioteca e seu entorno seguem sob intenso patrulhamento policial, enquanto outra equipe trabalha na coleta de informações para identificar os responsáveis. O g1 obteve uma imagem que mostra o espaço vazio após a retirada das obras.

A reportagem buscou a Prefeitura de São Paulo para obter detalhes sobre o que foi roubado, mas ainda não recebeu retorno. Mantida pela administração municipal, a Biblioteca Mário de Andrade é a segunda maior biblioteca do país e a maior biblioteca pública da capital. O espaço completou 100 anos em fevereiro e recebeu mais de 207 mil visitantes em 2023. O nome do escritor Mário de Andrade foi atribuído ao local em 1960.

Roubo semelhante em 2006

Este não é o primeiro episódio de furto envolvendo a principal biblioteca municipal de São Paulo. Em 2006, ladrões levaram 12 gravuras raras do século 19, datadas de 1834, pertencentes ao livro Souvenirs de Rio de Janeiro, do suíço Johann Jacob Steinmann. As peças foram recuperadas somente em 2024, 18 anos após o crime.

O furto da época foi descoberto quando um funcionário pegou emprestada uma obra do alemão Karl Hermann Konrad Burmeister e percebeu a ausência de algumas imagens. Segundo a Polícia Federal, as gravuras estavam com um colecionador brasileiro que as havia comprado legalmente em uma casa de leilões em Londres.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários