sem contar brancos, nulos e indecisos

Datafolha: Bolsonaro tem 58% dos votos válidos no 2º turno


Publicada:10/10/2018 19:01:00
Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Divulgada na noite desta quarta-feira (10), a primeira pesquisa Datafolha sobre o segundo turno apontou que o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, lidera a disputa ao Planalto com 58% dos votos válidos. Candidato do PT, Fernando Haddad tem 42%.

O resultado do levantamento apenas considera os votos válidos - ou seja, exclui brancos, nulos e indecisos - a mesma medida usada pela Justiça Eleitoral nas votações. 

Nos votos totais, que incluem todas essas categorias, Bolsonaro tem 49%, Haddad, 36%, branco/nulo/nenhum registrou 8% e os que não sabem são 6%.

A pesquisa ouviu 3.235 pessoas em 227 municípios nesta quarta (10) e a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Mais cedo, a pesquisa instituto Ideia Big Data, divulgada pela Veja, apontou que o candidato do PSL tem 54% das intenções de votos válidos enquanto o representante do PT tem 46%.

Apoio de presidenciáveis

Conforme o Datafolha, 63% dos eleitores decidiram o voto “pelo menos um mês antes” da eleição. Dez por cento dizem ter sido 15 dias antes; 8%, uma semana antes; 6%, na véspera e 12% no dia da eleição.

A pesquisa ainda levantou a opinião dos entrevistados sobre o destino do apoio dos demais presidenciáveis que disputaram o primeiro turno. No caso de Ciro Gomes (PDT), terceiro colocado no primeiro turno, 46% opinam que o apoio deveria ir para Fernando Haddad, e 40%, para Jair Bolsonaro.

No caso de Marina Silva (Rede), 43% apontam que o apoio deveria ir para Fernando Haddad, e 38%, para Jair Bolsonaro. No caso de Geraldo Alckmin (PSDB), 47% opinam que o apoio deveria recair para Jair Bolsonaro, e 37% para Fernando Haddad.

O Datafolha também verificou se o apoio dos presidenciáveis derrotados no primeiro turno poderia levar o entrevistado a escolher um dos dois candidatos. No caso de Ciro, 21% dos entrevistados admitiram votarem quem o candidato apoiasse. No caso de Marina, 11%; e no caso de Alckmin, 14%.

Primeiro turno

No primeiro turno realizado no último domingo, o candidato do PSL teve 49.276.990 votos válidos (46%), enquanto o candidato do PT chegou a 31.342.005 (29%)

Para a escolha de presidente, votos brancos e nulos chegaram a pouco mais de 10 milhões (cerca de pouco mais de 8% do total de eleitores que compareceram à urna). Além disso, outros 29 milhões de eleitores aptos a votar faltaram ao primeiro turno (20%) e não entraram na soma acima.

O segundo turno está marcado para o dia 28 de outubro.

Comentários