24/08/2019 08:51:00 - Atualizado em 24/08/2019 08:54:00

Encceja registra aumento de 67% no número de inscritos este ano

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Exame serve para validar formação nos ensinos fundamental e médio

Quase três milhões de candidatos participarão do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no domingo (25). Nesta edição, foi registrado um número recorde de inscritos, com alta de 67% em relação ao ano passado. No total, 2,9 milhões farão a prova.

O Encceja é gratuito e serve como validação dos ensinos fundamental ou médio para quem não teve oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada.

As provas serão aplicadas no turno da manhã, das 9h às 13h, e, no turno da tarde, das 15h30 às 20h30. Os participantes com atendimento especializado terão 60 minutos a mais para terminar o exame em cada turno. Os portões são abertos com uma hora de antecedência e fechados 15 minutos antes do início da aplicação.

Durante todo o dia, o exame será aplicado em 611 municípios. Em cada nível de ensino, são quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. Pela manhã, serão aplicadas as provas de ciências naturais e matemática, para o ensino fundamental; e ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, para o ensino médio.

À tarde, os participantes farão provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia, e redação para o Ensino Fundamental; e linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, para o ensino médio.

Para entrar nos locais de provas, o participante deve levar documento original oficial com foto de acordo com os permitidos pelo edital. Cópias, mesmo autenticadas, não serão aceitas. Documentos eletrônicos não valem para o Encceja, como prevê o edital. Quem teve o documento perdido, roubado ou furtado, deve apresentar o Boletim de Ocorrência, expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias anteriores ao dia do exame.

Veja também!

>>> Jair Bolsonaro sobre Amazônia: "A proteção da floresta é nosso dever"

>>> Donald Trump oferece a Bolsonaro ajuda à Amazônia

>>> Bolsonaro autoriza emprego das Forças Armadas na Amazônia

Recomendado para você

Comentários