14/05/2021 12:41:00 - Atualizado em 14/05/2021 13:20:00

Turismo cai 17,6% em março, amplificando queda do faturamento do mesmo mês de 2020

Redação/RedeTV!

No Brasil, em março de 2020, setor viu receitas caírem 22,3%; na comparação com o mesmo período de 2019, retração é de mais de um terço

(Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

Segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o mês de março teve queda de 17,6% no faturamento em relação ao mesmo período de 2020 – quando, já impactado pela chegada do covid-19 ao País, o setor caiu 22,3%.

Uma outra comparação ajuda a compreender melhor a crise do turismo: o faturamento de R$ 8,82 bilhões de março de 2021 foi cerca de um terço menor (36%) do que aquele registrado há dois anos, em março de 2019 – último ano sem pandemia. Em outras palavras, o setor perdeu um terço do tamanho agora, em relação àquele contexto pré-pandêmico. 

O número aumenta também o prejuízo do turismo nacional durante a pandemia, que é R$ 67,7 bilhões entre março de 2020 e o mesmo mês deste ano. Isso significa que, em meio à crise, o setor perdeu mais de um terço do seu tamanho (-38,1%). No acumulado de 2021, a retração também é expressiva: -26,5%.

Para a Federação, estes dados indicam um quadro complexo, em que o turismo não consegue encontrar caminhos para iniciar uma recuperação. Considerando a baixa expressiva no faturamento de março do ano passado, quando as pessoas entravam em quarentena, a queda de agora é mais negativa, porque aponta que as atividades turísticas estão piores agora até mesmo do que no primeiro momento da crise.

Para a FecomercioSP, é só com a vacinação da população que o setor terá alguma previsibilidade – imprescindível para os turistas, que precisam se programar a longo prazo para viagens.

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