25/11/2021 13:42:00

Procon-SP disponibiliza dicas de segurança na hora de comprar na Black Friday

Redação RedeTV!

Evento de descontos e promoções acontece na sexta-feira (26) no Brasil e no mundo

(Foto: Agência Brasil)

O Procon-SP disponibilizou algumas dicas para quem pretende aproveitar os descontos da Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (25) no Brasil e em diversos países do mundo.

O órgão paulista alerta para os golpes através de falsos sites de empresas fantasmas e ofertas não existentes. “Conferir o endereço no Google Maps e observar se a empresa tem como endereço físico um local em que não há nenhuma atividade; consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se a empresa foi criada há poucos dias são medidas importantes”, afirma o Procon.

Lista “Evite esses Sites”

No site do Procon-SP, está disponível uma lista de sites não confiáveis na hora de comprar. De acordo com levantamento da entidade, esses endereços eletrônicos devem ser evitados.

Falsos boletos e transferências

O órgão também alerta sobre a existência de falsos boleto.

O consumidor deve ler com cuidado e conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento – como o nome da empresa, data, CNPJ. “Caso o consumidor caia nesse golpe, pode procurar o Procon-SP, ou o Procon de sua cidade, para que o órgão de defesa tente intermediar uma solução com o banco”, informa.

Vale lembrar que no caso de transferencias via Pix, o comprador deve se assegurar quanto ao destinatário do pagamento, já que esse meio não possibilita estorno de valores.

Consumo excessivo

O Procon-SP recomenda que o consumidor faça uma lista do que pretende comprar, estabelecendo um limite de gastos, para que, ao final do evento de descontos, o comprador não fique endividado.

Faça uma lista das suas prioridades para não sair da Black Friday endividado. Priorize o que você realmente estava precisando comprar ou esperando por uma boa oportunidade. Não se deixe influenciar por essa quantidade de promoções que as empresas estão fazendo”, alerta Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

Veja também!

>>>SP flexibiliza uso de máscaras em locais abertos a partir de 11 de dezembro

>>>São Paulo quer que governo exija passaporte da vacina a estrangeiros

>>>Governo libera R$ 1,4 bilhão para compra de vacinas contra a Covid-19

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários