07/11/2017 08:56:00

Investimentos da China no Brasil em 2017 chegam a R$ 35 bilhões

Redação/RedeTV!


Michel Temer e o presidente chinês Xi Jinping (Foto: Reprodução/Facebook G 20)

Os investimentos de empresas chinesas no mercado brasileiro ao longo de 2017 atingiu a marca de R$ 35,3 bilhões até o mês de outubro. Levantamento feito pela consultoria Dealogic e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo em sua edição desta terça-feira (7) mostra que nos dez primeiros meses do ano foram 17 aquisições do país asiático no Brasil.

Para efeito comparativo, nos doze meses de 2016 ocorreram seis aquisições por parte da China. Já para 2018, a expectativa é que o montante possa ser ainda maior.

Especialistas ligados à entrada de empresas no Brasil acreditam que nomes fortes do mercado chinês podem ter como alvo, no ano que vem, justamente o cenário brasileiro. Estima-se que pelo menos dez companhias de grande porte cogitam desembarcar no país.

Entre as áreas procuradas e que já estão em negociação estão portos, mineração, ferrovias, energias renováveis e papel e celulose. Leilões do Programa de Parcerias de Investimentos podem ser um dos caminhos adotados para que essas companhias entrem no Brasil.

Analistas também indicam que companhias consideradas de menor porte podem passar a investir no país. Nesse caso, a expectativa ficaria em áreas como saúde, agronegócio, telecomunicações e logística.

Recomendado para você

Comentários