21/06/2022 19:13:00 - Atualizado em 21/06/2022 19:26:00

Evento Caixa Mais Sustentável fala sobre sustentabilidade, responsabilidade social, ambiental e climática

Redação/RedeTV!

Banco lançou iniciativas sustentáveis e assinou protocolo de intenções com o Serviço Florestal Brasileiro

(Foto: Reprodução/CAIXA)

Com o slogan “nosso compromisso hoje é sempre pensar no amanhã”, o banco realizou, nesta terça-feira (21), em Brasília, o Caixa Mais Sustentável. A ação visa iniciativas em prol da sustentabilidade, como o Projeto Caixa Florestas. Para promover o projeto de desenvolvimento econômico, preservação, inclusão econômica e social, o protocolo de intenções com o Serviço Florestal Brasileiro foi assinado. 

O evento, transmitido ao vivo para todo o país, contou com a participação do presidente da instituição, Pedro Guimarães, do Ministro do Meio Ambiente (MMA), Joaquim Leite, do Ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Daniel Ferreira, do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcos Montes, e do Ministro do TCU, Augusto Nardes. 

Painéis

Os encontros, que tiveram a participação de representantes do MMA, MDR, MAPA e TCU, discutiram temas como: o papel do setor público como indutor de Sustentabilidade e a importância das instituições financeiras na transição para uma economia de baixo carbono. No período da tarde, os painéis tiveram foco nas ações, produtos e iniciativas que a CAIXA vem realizando para atingir o objetivo da ação. 

Caixa Florestas

Na ação, o banco destina parte de seu lucro na implementação de projetos socioambientais, voltados à preservação do meio ambiente e apoio às comunidades vulneráveis, promovendo ascensão social e econômica. O Programa é uma iniciativa de valorização da biodiversidade do país, que visa unir ações de inclusão social e proteção.

Novos produtos

Além da apresentação das iniciativas, a Caixa lançou uma nova linha de crédito que será exclusiva para empresas, a ESG Ecoeficiência, que vai financiar 100% do investimento em projetos que reduzam o impacto ambiental, com até 72 meses de prazo e 24 meses de carência. 

Para adquirir, basta ir a uma das mais de 4 mil agências do banco em todo o país. 

Pelo ESG Ecoeficiência, o empresário pode financiar projetos como:

- Sistemas de micro e minigeração de energia por fontes renováveis;

- Sistema de aquecimento solar de água;

- Controle ou filtragem de gases ou partículas;

- Tratamento de resíduos sólidos;

- Tratamento de efluentes líquidos;

- Reciclagem de resíduos;

- Tratamento e reutilização de águas residuais;

- Redução de desperdício de insumos e/ou recursos naturais;

- Eficiência energética;

- Controle de poluição da água;

- Remediação de área contaminada.

Selo Município + Azul Caixa

A Caixa também lançou o Selo Município + Azul Caixa, que reconhece o nível de maturidade dos municípios nos eixos ambiental, social, governança e climático. O Selo é dividido em quatro categorias: Diamante (100 pontos), Safira (80 pontos), Topázio (70 pontos) e Cristal (60 pontos). 

Os municípios reconhecidos com o Selo contarão com condições diferenciadas em produtos e serviços fornecidos pelo banco.

Protocolo de intenções 

Assinado entre o banco e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o projeto pretende promover o desenvolvimento de modelo para a preservação do meio ambiente, com inclusão social e econômica, por meio da expansão do Projeto Arboretum.

Localizado no Município de Teixeira de Freitas (BA), o Projeto Arboretum atua na Hileia Baiana, com a recuperação da Mata Atlântica. A Hileia possui clima quente e úmido, solo predominantemente arenoso e árvores de grande porte.

As ações do projeto inserem as comunidades e os produtores rurais no processo desde a coleta das sementes, passando pela produção de mudas, até o reflorestamento e comercialização de produtos extrativistas. A ideia é expandir o modelo para os biomas da Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal.

Veja também!

>>> PGR defende continuidade de investigação sobre mortes de Dom e Bruno

>>> Ações da Petrobras fecham em alta nesta segunda

>>> Abraham Weintraub propõe controle de divisas e fechar bairros em SP

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários