04/04/2022 17:19:00 - Atualizado em 04/04/2022 17:20:00

Café no Brasil aponta possíveis impactos da guerra RússiaXUcrânia para os cafeicultores brasileiros

Redação RedeTV!

Agricultor Rafael Stefani, idealizador do perfil Café no Brasil, alerta  sobre os efeitos do conflito no longo prazo

(Foto: Divulgação)

O desencadeamento da invasão da Rússia a Ucrânia levou a uma série de imprevistos econômicos. Certos mercados foram pegos de surpresa pelas consequências diretas do conflito. Para não falar do embargo econômico internacional contra a Rússia e a pressão que isso ocasionou. Muitas transações comerciais tanto para a Rússia quanto para a Ucrânia tiveram assim de serem interrompidas. Algo que no Brasil afetou o agronegócio, e pode prejudicar o cultivo de café ainda este ano.

Rússia e Ucrânia são dois consumidores importantes para o mercado de café brasileiro. Juntos os dois países consomem cerca de seis a sete milhões de safras do grão. Mas a maior emergência é na questão das importações. Afinal, a maior parte dos fertilizantes utilizados no Brasil vem do comércio com a Rússia.

“O Brasil é muito dependente do mercado externo. 70% dos fertilizantes usados na agricultura brasileira é importado e a Rússia é o nosso principal fornecedor”, esclarece o cafeicultor e influencer Rafael Stefani Mendes que através do perfil no Instagram, @cafenobrasil, compartilha boas práticas sobre o cultivo do café e os bastidores da atividade no Brasil. 

(Foto: Divulgação)

Entretanto, não há motivo para se desesperar perante a nova situação. A recomendação é pela cautela, mesmo em consideração para o contexto do momento. “Como estamos no período entre safras, não estamos usando adubo e, por enquanto os cafeicultores estão tranquilos. O que precisamos fazer é um planejamento no longo prazo pensando na adubação futura que começa em outubro desse ano e deve encerrar em fevereiro/março de 2023”, esclarece Rafael. Esse prognóstico tem em vista a possiblidade de escassez de adubos e consequente encarecimento.

Rafael já considera ser importante ir pensando em uma estratégia de contensão de riscos desde já. Isso ainda em vista da imprevisibilidade para o desfecho e da probabilidade de que os preços dos fertilizantes se mantenham elevados.

Veja também!

>>> Palmeiras goleia o São Paulo em casa e conquista 24º título

>>> Chuvas: orientação da PRF é para que motoristas não acessem a BR-101

>>> Chuvas não comprometem operação de usinas em Angra, diz Eletronuclear

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários