Documento Verdade

Sexta-feira, às 22h15

Documento Verdade

VOLTAR

Relacionamentos de Poliamamor vão além da questão sexual

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

O Documento Verdade desta sexta-feira (13) aborda as novas fortes de se relacionar amorosamente. E uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço é o poliamor, que surgiu nos anos 1990 e existe em ao menos 50 países. 


Um exemplo de casal que adotou o poliamor é o jornalista Paulo Henrique Brazão e o ator Cristiano Queiroz. Eles eram casados há 12 anos, quando resolveram incluir uma terceira pessoa no relacionamento. E assim, o casal se tornou trisal


"Eu sempre achei que relacionamento a três não funcionava, eu tinha um preconceito", admite Victor Miedi, corretor de móveis. Tudo mudou quando conheceu Brazão e Queiroz. "Foi algo tão automático, a gente começou a se ver com mais frequência e, quando a gente se deu conta, eu já estava morando com eles. Foi algo natural", explica. 


Miedi comenta que, no caso do poliamor, a sociedade foca muito na questão sexual. "Mas este é um relacionamento. São três pessoas se cuidando, que se amam. Quando um está doente, são dois cuidando. Quando um está longe, são dois sentindo saudade", explica. 


Brazão destaca que o fato de o casal ter buscado uma terceira pessoa não significava um esvaziamento da relação. "Estive com o Cristiano por 12 anos e a gente não buscava outra pessoa. Em algum momento a gente enxergou esse espaço". 


E Queiroz destaca um pouco das nuances da relação. "A forma como eu me relaciono com o Victor é diferente de como eu me relaciono com o Paulo, porque são pessoas diferentes. Mas o sentimento, o amor, é o mesmo". 

Publicada: 14/12/2019

Comentários