Documento Verdade

Sexta-feira, às 22h15

Documento Verdade

VOLTAR

Relacionamentos abusivos são o tema do Documento Verdade desta sexta-feira

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

O programa Documento Verdade desta sexta (18) falou sobre relacionamentos abusivos. Nossa equipe conversou com vítimas presas por muito tempo numa relação tóxica.


Uma mulher, que não quis se identificar, conta que sofreu agressões físicas e psicológicas por três anos. E mesmo depois de terminado o relacionamento, continuou sofrendo ameaças. Por isso, ela resolveu fazer um boletim de ocorrência na delegacia da mulher. "Meu medo é que ele faça alguma coisa com meus filhos". A apresentadora Renata Banhara também foi vítima de agressões. O caso aconteceu no ano passado. "Ele começou a me bater, me deu murro, soco. Colocar em palavras é muito difícil".


No estado de Pernambuco, uma deputada estadual criou duas leis para coibir a violência doméstica e para proteger as vítimas de agressões. Uma delas obriga condomínios a denunciar agressões. "Tem de acabar com essa ideia de 'em briga de marido e mulher não se mete a mulher', afirma Gleide Angelo, autora do projeto.


A outra lei prevê que 5% das moradias construídas em programas públicas sejam voltados a mulheres vítimas de violência. "Há uma normalização da violência. Enquanto isso continuar acontecendo, essas mulheres não vão conseguir sair dessas relações. Elas vão morrer". 


O programa também mostrou como são frequentes os imagens de pedidos de socorro que são ignorados pelas autoridades e que terminaram em tragédia. A reportagem mostra crimes que foram registrados por câmeras de segurança.

Publicada: 19/10/2019

Comentários