Documento Verdade

Sexta-feira, às 22h15

Documento Verdade

VOLTAR

Pesquisa revela momento exato em que o Mal de Parkinson atua no organismo

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

Nesta sexta-feira (06), o programa Documento Verdade apresenta os avanços da ciência e medicina que tem ajudado a salvar vidas ou melhorar a qualidade de vida de pacientes. Uma das pesquisas, realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promete revolucionar o tratamento do Mal de Parkinson


O neurologista Jerson Lima Silva é responsável pela pesquisa que identifica o momento exato em que o Mal de Parkinson se desenvolve no cérebro. Segundo ele, os estudos captaram quando certas proteínas, chamadas de oligômeros, começam a ter um comportamento danosos. "Eles podem gerar essas estruturas maiores ou passar de celular para células", explica o pesquisador. 


A pesquisa permite que seja feito um diagnóstico precoce, com anos de antecedência, permitindo um tratamento mais eficaz da doença. "Avançamos em pequenos passos em busca de um passo maior. Queremos chegar a tratar o Parkinson", completa o médico. 


Atualmente, a UFRJ conta com a parceria da Universidade de Virginia (EUA). Os médicos buscam mais informações sobre as causas da doença. "Temos hipóteses. Pode ser hereditária, provocada por fatores ambientais, ligados ao contato de agrotóxico, ou por disfunção de organelas", comenta Clinton Correa, coordenador do Grupo de Estuados na Doença de Parkinson da UFRJ.

Publicada: 07/12/2019

Comentários