Documento Verdade

Sexta-feira, às 22h15

Documento Verdade

VOLTAR

Paciente de câncer terminal apresenta melhora com tratamento brasileiro

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

O programa Documento Verdade desta sexta (06) /12, às 22h15, vai abordar os avanços significativos da ciência e medicina em 2019. Notáveis conquistas que vão ajudar milhares de pessoas pelo mundo, inclusive no Brasil.


E é justamente no Brasil, aliás, que uma técnica revolucionária pode ser o caminho para o tratamento do câncer. Ela já foi testada em um paciente em estágio terminal, que vem apresentando melhoras significativas. 


Há dois anos, o servidor público Vamberto Castro começou a sentir fortes dores. Após exames, foi constatado o diagnóstico de linfoma. Ele se submeteu a tratamentos convencionais, de quimioterapia e radioterapia, mas sem sucesso. 


O médico Caio César, responsável pelo tratamento, comentou que as opções estavam escasseando. "A nossa ideia era fazer um transplante de medula óssea. Mas só poderia acontecer se houvesse uma remissão da doença". Infelizmente, não era o que tinha ocorrido. Pelo contrário, as lesões haviam se propagado com intensa rapidez em seu corpo. "A gente estava diante de uma situação muito difícil", admitiu o paciente.


Tudo parecia perdido até que o filho de Vamberto, Pedro Augusto Silva e Castro, ficou sabendo de uma pesquisa realizada no Centro de Terapia Celular da USP de Ribeirão Preto. A tecnologia, chamada de CAR-T Cell, colhia células de defesa do organismo do paciente e os reprogramava, para serem implantadas novamente no corpo.


Vamberto ficou 34 dias internado no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Após os primeiros exames, foi contatado que os tumores praticamente desapareceram. "Chorei demais e todo mundo em casa chorou", confessou. 

Publicada: 07/12/2019

Comentários