Documento Verdade

Sexta-feira, às 22h15

Documento Verdade

VOLTAR

Documento Verdade retrata como evitar desperdício de alimentos no cotidiano

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil alertou que, por ano, 1,3 bilhão de toneladas de alimento é desperdiçada ou se perde ao longo das cadeias produtivas. O volume representa 30% de toda a comida produzida por ano no planeta. De acordo como organismo internacional, o desperdício responde por 46% da quantidade de comida que vai parar no lixo. Portanto,as perdas correspondem a 54% do total. Porém, como evitar esse problema? 


Entre a lavoura e o abastecimento, 30 a 40% da produção se perde por conta das condições inadequadas de logísticas e transporte. Perfil Maricato, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, conta que a FAO diz que se economizasse 50% dos alimentos desperdiçados no mundo, haveria a resolução do problema da fome. "O sistema capitalismo deveria admitir fórmulas de transferencia de excedentes", defende sobre a diferença de vida entre as pessoas. 


A pesquisa da Embrapa mostra que 127 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados na América Latina, o que corresponde a 128 quilos. Pensando em resolver esse dilema, que organizações sem fins lucrativos e instituições conseguem levar comida para quem não tem. O planejamento do que comer e quantidade de comida que se coloca no prato são dois caminhos educacionais para se mudar o comportamento humano de quem desperdiça. 

Publicada: 23/08/2019

Comentários