Documento Verdade

Sexta-feira, às 22h15

Documento Verdade

VOLTAR

De 1961 a 1989, Muro de Berlim separou famílias e amigos e dividiu o mundo

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

O Documento Verdade desta sexta-feira (01) celebra os 30 anos da queda do Muro de Berlim. Ocorrido em 9 de novembro de 1989, o fato foi um dos mais importantes do século 20 e foi o ponto de partida para o fim da Guerra Fria. Augusto Xavier traz os relatos de gente que viveu o período.


A reportagem mostra as razões para a construção do muro, que dividiu a cidade em duas e separou famílias e amigos. Com o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a Alemanha foi dividida em duas partes, uma capitalista, sob controle dos EUA, Inglaterra e França, e outra comunista, sob influência da União Soviética. A mesma divisão foi feita na capital Berlim. Em 1961, o governo da Alemanha Oriental, começou a construir o muro. 


Axel Zeidler, hoje cônsul geral da Alemanha em São Paulo, vivia em Berlim quando o muro começou a ser construído. Ainda criança, ele lembra que a obra interferiu até mesmo na sua diversão e dos amigos. "Eu nasci em um bairro de trabalhadores a gente tinha um parquinho para crianças, bem perto do muro". Ele lembra que, nos primeiros anos, o muro era precário. 


Um museu na Alemanha conta um pouco dessas histórias, por meio de objetos, gravações e relatos. Algumas das tentativas foram engenhosas, outras espetaculares. Entre os casos mais curiosos estão o de uma jovem que fugiu dentro dentro de auto falante e outra pessoa que ficou entre duas pranchas de surfe. Duas famílias conseguiram chegar ao lado ocidental usando um balão.

Publicada: 02/11/2019

Comentários