Documento Verdade

Sexta-feira, às 22h15

Documento Verdade

VOLTAR

Crianças e idosos são maiores vítimas de acidentes domésticos

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

O programa Documento Verdade desta sexta-feira (29), abordou os acidentes domésticos. Quais são os vilões invisíveis na nossa própria residência? E quais são os cuidados que as pessoas devem tomar? O tema voltou a ganhar relevância após a morte do apresentador Gugu Liberato, que morreu após sofrer uma queda em sua casa.


A reportagem falou com médicos e enfermeiros que descreveram os casos mais frequentes de acidentes envolvendo crianças. Segundo a pediatra Regina Yada Leite, a ingestão de objetos como moedas e clipes são muito frequentes. "Medicamentos, se deixar, eles acabam tomando uma quantidade maior". 


A ONG Criança Segura trabalha com campanhas de conscientização para reduzir esses índices. A entidade inclusive promove cursos para os pais ensinando a manter a segurança das crianças. Outra atividade importante foram as campanhas pela obrigatoriedade de cadeirinhas em carros, que se tornaram obrigatórias.


Idosos

Os idosos também sofrem com o elevado número de acidentes domésticos. A Faculdade de Saúde Pública da USP vem realizando pesquisas especiais há 18 anos para analisar as condições de vida e saúde das pessoas mais velhas.


Um dos resultados dessa pesquisa é um traje especial, que simula os movimentos e os sentidos dos idosos. O repórter Giovanni Cesar usou a vestimenta e sentiu na pele as dificuldades que os integrantes da Terceira Idade enfrentam no dia a dia. "Foi uma experiência interessante para entender porque acontecem tantos acidentes envolvendo idosos", explicou. 

Publicada: 30/11/2019

Comentários