Documento Verdade

Sexta-feira, às 22h15

Documento Verdade

VOLTAR

Caneta especial ajuda na identificação de câncer; brasileira chefia projeto

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

A Universidade do Texas, nos Estados Unidos, trabalha em uma ferramenta que vai otimizar os diagnósticos de câncer. A MasSpec Pen é uma caneta que identifica se há um tumor em uma célula. O Documento Verdade trouxe mais informações sobre a novidades.


Os estudos para a elaboração do equipamento tiveram início em 2017. A equipe é liderada pela brasileira Lívia Schiavinato, cientista formada em Química na Unicamp, interior de São Paulo. Ela mostra a MasSpec Pen e explica que na ponta há um reservatório com uma gota de água, que em contato com o tecido orgânico a ser avaliado, identifica rapidamente a presença ou não de tumores. 


"Ela pode ajudar cirurgiões a identificar tecidos, durante a cirurgia. de forma muito rápido, dando certeza de que todo o câncer foi totalmente removido e que não houve retirada de tecido em excesso", explica a pesquisadora. 


Os testes foram realizados em mais de 800 tecidos de pacientes, agora começa a ser testado diretamente em pessoas. "Já fizemos testes para câncer de cérebro, mama, pulmão, ovário e agora de pele, com 97% de precisão", explica Schiavinato.

Publicada: 07/12/2019

Comentários