Documento Verdade

Sexta-feira, às 22h15

Documento Verdade

VOLTAR

Bombeiros ensinam como agir após acidentes domésticos

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

A reportagem do Documento Verdade conversou com integrantes do Corpo de bombeiros de São Paulo para colher as recomendações necessárias para quem sofreu diferentes algum tipo de acidente doméstico. As dicas contemplam incidentes coo queimaduras, envenenamento e outros. 


Em caso de queimadura, a principal medida é manter o local afetado sob ação de água corrente por ao menos dez minutos. O uso de gelo não é recomendado, pois pode agravar a situação. Também não se deve esfregar produtos caseiros ou furar as bolhas. 


"Quem está no local (do acidente) deve primeiro classificar a queimadura e assim dar um tratamento para diminuir a dor e reduzir o efeito", explica o bombeiro Moisés Gomes. "Se apresentar apenas vermelhidão e dor, é queimadura de primeiro grau. A de segundo grau vem acompanhada de bolhas". 


Em caso de envenenamento, a primeira providência é ligar para o telefone de emergência, o 192. Em seguida, é importante verificar no rótulo do produto se há indicação de antídoto. O bombeiro Emanuel Carvalho diz que não é recomendável induzir o vômito. "A vítima pode broncoaspirar, levando o veneno para as vias respiratórias". 

Publicada: 30/11/2019

Comentários