07/10/2015 20:06:00 - Atualizado em 07/10/2015 20:34:00

Projeto fotográfico doa mensalmente um ensaio para crianças com Síndrome de Down

Gabrielle Bertoni/Redação RedeTV!


(Fotos: Divulgação/Paula Moreira)

A fotógrafa piauense Paula Moreira criou, há três anos atrás, o Projeto Outro Olhar, que realiza mensalmente um ensaio fotográfico com uma criança portadora da Síndrome de Down. As fotos são doadas para os pais das crianças em troca da divulgação das imagens no projeto. 

Com o objetivo de mostrar que essas crianças têm muito mais características semelhantes do que diferentes das demais, Paula, que é publicitária com especialização em design e fotografia, diz que pretende tirar a lente de aumento da deficiência e passar a verdadeira imagem da síndrome, que "nada mais é do que uma deficiência intelectual e pode ser suprida através de estímulo certo, na hora certa", disse.

Para a realização dos ensaios, nada de diferente é feito. Eles mostram as crianças em situações comuns: brincando, correndo ou sorrindo e, a princípio, elas ficam desconfiadas, como todas as outras, mas logo 'se soltam' após ganhar confiança no que está sendo feito. "Cada ensaio é uma história de dor, de preconceito, mas também de vitória. Já me emocionei e emocionei muita gente com esse trabalho", afirmou Paula, que espera que o Projeto seja uma esperança para muitas famílias que lutam contra o preconceito.

O projeto já passou pelo Rio de Janeiro, por Recife e, desde segunda-feira (5) está em esposição no Teresina Shopping, Piauí, onde fica até a próxima terça-feira (13). "Meu ganho com o "Outro Olhar" é inteiramente pessoal, mas não tenho palavras pra descrever como sou feliz por poder ajudar as pessoas e a sociedade de alguma forma. Enxergar o próximo com um olhar de cidadania e dignidade é algo que não tem preço", finaliza Paulal, que trabalha profissionalmente com fotografia infantil já há cinco anos.

Recomendado para você

Comentários