20/10/2015 14:44:00 - Atualizado em 20/10/2015 14:47:00

Jovem tem reação alérgica e fica com rosto inchado após pintar o cabelo

Redação RedeTV!

Dinya, aos 15 anos, quando sofreu a primeira alergia (Foto: Reprodução/Daily Mail)

A estudante Dinya Rasool, de 18 anos, sofreu uma grave reação alérgica que a deixou temporariamente cega, após aplicar uma tintura para cabelos em janeiro deste ano.

"Eu me senti como um monstro de Frankenstein - foi uma das piores experiências da minha vida", conta ela ao Daily Mail. 

Segundo o tabloide britânico, a estudante já havia passado por uma experiência semelhante quando, aos 15 anos de idade, decidiu pintar os cabelos de vermelho para ir a uma festa. Como já havia usado a coloração antes, ela aplicou o produto sem fazer o teste.

No dia seguinte, acordou com o rosto inchado e não conseguia abrir um dos olhos. 

Dinya após a segunda alergia, que a deixou temporariamente cega (Foto: Reprodução/Daily Mail)

Assustada ao ver a filha daquele jeito, a britânica Barez Saieed, de 56 anos, levou Dinya para o hospital. A adolescente foi tratada com morfina, anti-histamínicos e corticoides para reduzir o inchaço."Meu rosto doía tanto e eu mal podia falar. A pressão em minha cabeça também era insuportável", relembra Dinya.

Três semanas depois, Dinya estava recuperada e decidida a nunca mais usar tintura para cabelo. No entanto, três anos depois, a jovem decidiu tingir os fios novamente. 

Como acreditava que a alergia anterior tivesse sido causada por amônia, ela se certificou de comprar um produto sem a substância, mas ainda assim fez o teste recomendado antes da aplicação. 

Sem qualquer reação alérgica nos dias seguintes, ela resolveu tingir os cabelos. Depois da aplicação, a jovem começou a sentir a cabeça arder e resolveu lavar totalmente o produto. No entanto, não adiantou e ela sentiu inchaço novamente.

Desta vez, o rosto ficou três vezes maior que o tamanho normal e Dinya ficou temporariamente impedida de abrir os dois olhos. De volta ao hospital, ela foi medida e, horas depois, já conseguia enxergar outra vez. 

"Eu me lembro de ter olhado para o meu reflexo no espelho e começar a chorar", conta. "Eu parecia um monstro, estava horrenda. Os médicos disseram que se eu tivesse deixado a tinta por mais tempo, sem vir ao hospital para o tratamento, poderia ser fatal".

Neste ano, a jovem descobriu que é alérgica a P-fenilenodiamina, uma substância geralmente usada em tinturas de farmácia. Agora, Dinya decidiu lutar para que o composto seja banido no Reino Unido. 

Após as duas alergias, e o risco de morrer caso volte a entrar em contato com a substância, ela promete que não irá mais pintar o cabelo. "Eu deveria ter ouvido o conselho da minha mãe", comenta. "Fico satisfeita que estou bem e não fiquei com cicatrizes no rosto".

Recomendado para você

Comentários