27/07/2016 12:17:00 - Atualizado em 27/07/2016 12:23:00

Experimento social testa reação das pessoas a uma idosa perdida na rua

Redação RedeTV!

(Foto: Reprodução/Facebook/NZ Police Recruitment)

Um experimento social criado pela polícia da Nova Zelândia para uma campanha de recrutamento registrou as reações de pessoas ao depararem com uma idosa perdida na rua.

Publicado ontem (26) na página oficial do departamento no Facebook, o experimento mostra uma mulher negra idosa, vestindo apenas pijama e meias, carregando um urso de pelúcia nos braços.

Embora ela caminhe sozinha e visivelmente desorientada pelas ruas, leva um tempo até alguém realmente notar a presença dela e perguntar se ela precisa de ajuda. Só ao final da gravação, uma mulher se aproxima, pergunta se ela está bem e diz que irá ajudá-la a voltar para casa. 

(Foto: Reprodução/Facebook/NZ Police Recruitment)

Ao site neozelândes Stuff, a inspetora Sue Douglas, que é responsável pelo time de saúde mental da polícia local, explicou que a ação faz parte da campanha de recrutamento intitulada "Do You Care Enough to be a Cop?" ("Você se importa o bastante para ser um policial?", em tradução livre), e ainda tem como proposta destacar o grande número de ocorrências relacionadas a pessoas com algum problema psicológico - segundo ela, são mais de 500 por semana no país.

"Pessoas angustiadas precisam de alguém que terá calma e compreensão em relação às suas necessidades, mesmo em condições estressantes", explica ela. "Mesmo sem serem os responsáveis por questões de saúde, os policiais muitas vezes são os primeiros a responder a essas situações". 

Na rede social, o experimento convida os internautas para se questionarem o que fariam no lugar daquelas pessoas, e já foi visualizado mais de 147 mil vezes. 

Confira o vídeo:

Recomendado para você

Comentários