28/07/2015 12:48:00 - Atualizado em 28/07/2015 13:10:00

Colombiana com doença rara supera obstáculos e faz palestras motivacionais

Redação RedeTV!

(Fotos: Reprodução/Barcroft)

Uma mulher que nasceu sem as duas pernas e os dois braços superou inúmeros obstáculos e, hoje em dia, faz palestras motivacionais em Bogotá, na Colômbia.

Segundo a "Barcroft Media", Zuly Sanguino, de 25 anos, nasceu sem os membros por conta de uma rara doença, conhecida como síndrome de Tetra-amelia, que causa uma falha na formação embrionária.

As dificuldades que a colombiana enfrentou em sua vida não foram apenas por conta de sua condição física. Quando tinha dois anos de idade, ela perdeu o pai, que cometeu suicídio. Aos sete, foi estuprada.

Zuly também acabou tendo problemas na escola, onde era vítima de bullying constantemente. "As crianças me chamavam de alien e me machucavam, às vezes elas levavam meu lanche. Era horrível", contou ela. "Eu achava que não havia esperanças para mim".

A colombiana trocou de colégio mas o desrespeito continuou e, ao completar 15 anos, tentou seguir o gesto do pai e acabar com a própria vida. "Eu subi até o quarto piso do terraço do nosso prédio e eu ia pular, mas felizmente minha mãe veio e me encontrou antes que eu fizesse. Eu acho que ela é aquele anjo que sempre me acompanhou. Eu agradeço a Deus por sua vida", desabafou Zuly, emocionada. "Ela me abraçou e disse que tudo ficaria bem", completou.

A transformação em sua vida começou depois que a jovem se formou no colegial e ingressou no curso de artes na faculdade. Lá, ela desenvolveu uma técnica de pintura com a boca, o que a motivou a superar sua auto-estima abalada. "Com a graduação e o suporte da minha mãe, eu comecei a me sentir mais positiva e acabei me envolvendo com uma igreja local, onde o pastor me perguntou se eu queria me juntar a ele em umas visitas à comunidades como palestrante motivacional", relembra.

Apesar dos efeitos da síndrome, o médico da jovem informou que ela poderia ter filhos como qualquer outra pessoa. Contudo, Zuly, que já esteve em dois relacionamentos, não pensa nisso por enquanto. 

Atualmente ela faz palestras motivacionais em escolas, empresas e até em presídios.

(Fotos: Reprodução/Barcroft)

Recomendado para você

Comentários