08/06/2021 14:22:00

Zika Vírus pode ser aliado no combate ao câncer cerebral, diz estudo da USP

Redação RedeTV!

A pesquisa está na terceira etapa e é promissora

 (Foto: Arquivo Pessoal)

Um estudo, ainda em andamento, realizado pelo Centro de Estudo sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) da USP, que tem como parceiro o Instituto Butantan, indicou que o Zika Vírus pode combater células cancerígenas cerebrais.

A pesquisa se iniciou a partir da percepção da célula causadora da microcefalia no feto ser extremamente parecida com a que causa o câncer no Sistema Nervoso Central (SNC), disse a diretora do CEGH-CEL, Mayana Zatz.

“Explicar o porquê desse mecanismo é algo complexo, mas provavelmente o vírus se adapta melhor ao maquinário das células progenitoras. Ele se replica melhor nelas e as destrói. A partir dessa constatação, decidimos, então, investigar se também atacaria as células-tronco tumorais do cérebro, e a resposta foi positiva. O inimigo virou um aliado", completou, Zatz.

Com essas percepções, testes em animais já foram realizados, mas não avançaram em grande escala por conta da pandemia de Covid-19. 

Etapas do estudo

O estudo iniciado pela USP em 2017 está acontecendo por etapas. Na primeira, a cepa brasileira do causador da doença foi testada in vitro, em que foi utilizado linhagens de células tumorais que causam câncer em humanos. 

O resultado apresentado foi que em 3 dias as células tumorais foram totalmente eliminadas e não afetaram células-tronco neurais sadias. "E, ao comparar o efeito em células-tronco neurais sadias, a boa notícia é que elas não foram infectadas ou destruídas.", disse Carolini Kaid, pesquisadora do  CEGH-CEL.

Na segunda etapa, foi o teste em camundongos. Dos 29 que foram submetidos à aplicação das células do Zika Vírus portadores de tumores humanos no encéfalo (alguns apresentavam metástase), 20 deles apresentaram redução do câncer. Em alguns casos, o vírus ajudou a eliminar o tumor secundário ou estimular sua redução.

A terceira etapa se iniciou no ano passado com a aplicação do vírus em 3 cães com câncer cerebral, num estágio avançado e sem possibilidade de fazer cirurgia. Eles receberam injeções do vírus.

Os cachorros apresentaram em poucos dias redução de 5cm no tamanho do tumor e apresentou qualidade de vida melhor.

Números do câncer 

Em 2020, 5.870 homens foram diagnosticados com câncer do Sistema Nervoso Central, que corresponde a 2,6% de todos os casos de câncer registrados, ainda 5.230 mulheres também tiveram o diagnostico, indicando 2,3% dos casos de câncer nas mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). 

Veja também!

>>> Saúde distribui mais 2,3 milhões de doses de vacina

>>> Dia D de vacinação: SP espera aplicar 403 mil segundas doses neste sábado (5)

>>> Amazonas prende 31 suspeitos de participar de ataques criminosos

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários