25/01/2021 16:58:00 - Atualizado em 25/01/2021 17:00:00

Vacina da Moderna funciona contra variantes da Covid-19, diz farmacêutica

Apesar disso, empresa ainda estuda cepa sul-africana

(Foto: AP/Jae C. Hong)

A Moderna informou nesta segunda-feira (25) que sua vacina contra o coronavírus funciona para as novas variações da doença descobertas no Reino Unido e na África do Sul. Apesar disso, empresa disse que vai permanecer monitorando a cepa sul-africana.

O imunizante feito em parceira com o NIAID (Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA) foi testado em células contaminadas com as novas variações logo após suas descobertas.

"A vacina da Moderna produziu títulos neutralizantes contra todas as variantes emergentes testadas, incluindo B.1.1.7 e B.1.351, identificadas pela primeira vez no Reino Unido e na República da África do Sul, respectivamente. O estudo não mostrou impacto significativo nos títulos neutralizantes contra a variante B.1.1.7 em relação às variantes anteriores. Uma redução de seis vezes nos títulos neutralizantes foi observada com a variante B.1.351 em relação às variantes anteriores. Apesar desta redução, os níveis de título de neutralização com B.1.351 permanecem acima dos níveis que se espera sejam protetores”, disse o comunicado.

"Estamos animados com esses novos dados, que reforçam nossa confiança de que a vacina da Moderna contra covid-19 deve ser protetora contra essas variantes recém-detectadas ”, disse Stéphane Bancel, diretor-executivo da Moderna.

Vacina da Moderna

Conforme estudos clínicos com mais de 30 mil voluntários que não sofreram efeitos colaterais graves, a eficácia do imunizante da Moderna chega a 94%.

Assim como a vacina da Biontech/Pfizer, o imunizante da Moderna usa a inovadora tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), uma sequência genética sintética que codifica a proteína spike, espécie de "casca" utilizada pelo coronavírus Sars-CoV-2 para atacar as células humanas.

Ao entrar no organismo, esse mRNA instrui as células a produzirem a proteína, que será reconhecida como agente invasor pelo sistema imunológico e combatida com anticorpos que, mais tarde, servirão para enfrentar uma eventual infecção pelo novo coronavírus. A vacina da Moderna precisa ser conservada em -20ºC.

>>> Covid-19: Fiocruz negocia mais 15 milhões de doses de vacina da AstraZeneca