19/11/2021 20:17:00

Vacina contra a dengue criada pelo Instituto Butantan entra na fase 3 de estudos clínicos

Redação RedeTV!

De acordo com o instituto, a previsão é que a pesquisa seja finalizada até 2024

(Foto: Pixabay)

Nesta sexta-feira (19), o Instituto Butantan anunciou que sua nova vacina contra a dengue já está na fase 3 dos testes em voluntários. Segundo o Instituto, o imuzinante utilizada vírus enfraquecidos da dengue que induz a produção de anticorpos sem causar a doença e com poucas reações adversas. A vacina será tetravalente, protegendo dos quatro tipos de dengue (tipo 1, 2, 3 e 4).

Atualmente, está sendo feito o acompanhamento dos últimos voluntários incluídos nos testes, o que significa que o processo de desenvolvimento do imunizante está na reta final.

“A vacina vai ser um dos principais componentes de combate à doença, mas é importante ressaltar que não é só a vacina que vai combater a dengue. Nós temos que continuar realizando todas as outras formas de ajudar a combater o mosquito e, portanto, a transmissão da dengue”, afirma o diretor do Centro de Segurança Clínica e Gestão de Risco: Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia, Alexander Precioso.

O vírus da dengue é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ele também é transmissor de outras doenças, como febre amarela, chikungunya e o vírus Zika.

A procriação do mosquito se dá por meio de água parada em pneus, garrafas e vasos de planta, sujeira em calhas, lixos expostos, entre outros.

Veja também!

>>>Capital paulista inicia aplicação de terceira dose de vacina contra a Covid-19

>>>São Paulo entra em alerta para alagamentos

>>>Rio anuncia calendário de vacinação de reforço para acima de 55 anos

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários