05/05/2021 15:56:00 - Atualizado em 05/05/2021 16:04:00

Técnica de meditação ajuda profissionais da saúde que operam na linha de frente da Covid-19

Giovana Toledo/Redação RedeTV!

Método pode auxiliar os servidores durante os desafios enfrentados pelo momento atual

(Foto: Pixabay)

Sabe-se que ser um profissional da área da saúde não se trata de uma tarefa fácil, mas, com a chegada do novo coronavírus, e o crescimento da demanda de atendimentos, a tarefa se tornou um desafio ainda maior. 

Para lidar com uma jornada de trabalho exaustiva, além de atender o grande número de casos, milhares de profissionais acabam sofrendo traumas emocionais e psicológicos em decorrência da árdua rotina na linha de frente. 

De acordo com estudo realizado recentemente, os profissionais  que atuam diretamente no combate da doença apresentaram níveis de ansiedade entre 26,5% a 44,6%, os de estresse chegaram a 68,3%, os de insônia variaram entre 23,6 e 38%, e já os casos de depressão atingiram 1/4 da população avaliada. 

Artigos científicos afirmam que a meditação traz benefícios significativos que influenciam diretamente no cérebro dos praticantes, sendo eles relacionados à ativação do córtex pré frontal, hipoativação da amígdala cerebral, além alterações no hipocampo, que está diretamente ligado ao bem-estar que sentimos ao concluir a sessão de meditação. 

E, pensando em minimizar esses sintomas, a médica integrativa Cristiane Chaves idealizou um método que utiliza a meditação para aliviar a tensão e exaustão desses grupos. 

Em entrevista ao Portal da RedeTV!, Chaves, que é fundadora do programa Mind-Body Medicine, conta que criou o programa em 2018 após ter uma crise de burnout - distúrbio caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalhos desgastante. De lá para cá, a médica intensificou as práticas interativas que já praticava, transformando em feedbacks positivos. 

 “As reações têm sido diversas e bastante positivas. Muitos se surpreendem com as consequências da prática. É interessante, pois é algo que funciona quer a pessoa acredite ou não. Mas requer uma prática e constância”, explica.

Segundo a médica, os benefícios vão desde a melhora do sono, até o enfrentamento de situações mais desafiadoras. O método requer prática e persistência, e pode ser feito por apenas três minutos por dia. 

Desta maneira, segundo Cristiane, o profissional consegue conquistar autoconhecimento para transformar a vida através de pequenas atitudes diárias.

Veja também!

>>> Rio de Janeiro aplica vacina da Pfizer contra a Covid-19

>>> Queiroga anuncia novo acordo que prevê 100 milhões de doses da Pfizer

>>> Ministro diz que é possível vacinar toda população brasileira em 2021

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários