22/09/2021 14:04:00 - Atualizado em 22/09/2021 14:05:00

São Paulo anuncia antecipação da segunda dose da Pfizer de 12 para 8 semanas

Redação RedeTV!

Medida entrará em vigor a partir de sexta-feira (24)

(Foto: AP)

O governo do estado de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (22), a antecipação da segunda dose da vacina contra Covid-19 da Pfizer. Agora, os imunizantes serão aplicados após 8 semanas da vacinação com a primeira dose. Medida entra em vigor nesta sexta (24).

A medida já havia sido indicada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e entrou em vigor no dia 15 de setembro, mas o estado de São Paulo não acatou a decisão, com a explicação de que as doses do imunizante não eram suficientes para antecipação.

“O Governo de SP, diante da importância de completar o esquema vacinal da sua população, considera de suma importância antecipar os intervalos entre as doses, porém, precisa receber os imunizantes do Programa Nacional de Imunização (PNI) para o planejamento e execução desta medida”, diz trecho da nota do estado.

Anteriormente, o Brasil aplicava a segunda dose dos imunizantes da Pfizer e Oxford/AstraZeneca após 12 semanas. A medida foi adotada no início da vacinação com o intuito de garantir maior proteção à população.

Agora, com o avanço da variante Delta no país, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a segunda dose dos dois fabricantes para que a população complete o esquema vacinal mais rápido e contenha o avanço da nova cepa. Por hora, São Paulo não irá antecipar a AstraZeneca.

O que diz a bula dos imunizantes:

A bula da vacina da Pfizer indica que a segunda dose deve ser aplicada após 21 dias da primeira, já a da AstraZeneca diz que o imunizante precisa concluir o esquema vacinal entre 4 e 12 semanas.

O Ministério da Saúde decidiu por aplicar a segunda dose das duas vacinas após 12 semanas para garantir maior proteção à população. A medida também foi tomada no Reino Unido com base em estudos científicos.

Veja também!

>>> Bolsonaro é recebido por apoiadores em Nova York

>>> 90% da população adulta já tomou ao menos uma dose da vacina

>>> OMS escolhe Fiocruz para produção de vacinas contra covid-19

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários