20/03/2015 19:23:00 - Atualizado em 01/04/2015 06:12:00

Grávidas que se exercitam com alta intensidade podem perder o bebê, alerta obstetra

Bruna Brasil/RedeTV!
Vaidosas, futuras mamães cada vez mais querem ficar saradas durante a gestação. Entretanto, é preciso ter muito cuidado para que isso não afete a saúde da criança. De acordo com o ginecologista e obstetra Eduardo Cordioli, o excesso de exercícios físicos pode ter consequências graves. "O exercício físico para gestante é muito recomendado, mas por cerca de 40 minutos ao dia, com atividades aeróbicas. O que não pode é desidratar", afirmou o especialista ao portal da RedeTV!. "Atividades anaeróbicas (de alta intensidade) devem ser evitadas para gestantes. Não pode ser feita durante toda a gravidez, pois pode causar até aborto", alerta o médico.

As 'mamães fitness' não podem manter muitas restrições na dieta alimentar. É necessário estar sempre hidratada, consumir produtos ricos em proteínas e carboidratos, segundo o obstetra. Para quem está habituado a uma rotina de exercícios, é necessário se alimentar com ainda mais rica de proteína e nutrientes.

A barriga 'sarada' da modelo Sarah Stage aos oito meses de gravidez gerou discussões nas últimas semanas. Enquanto milhares de internautas criticaram a 'boa forma' da moça durante gestação, admiradores e futuras mamães apoiavam e desejavam manter o corpo tão esbelto quanto o da modelo. Segundo Cordioli, a modelo deve ter feito atividades físicas exageradamente e errado na alimentação durante a gravidez. "O bebê provavelmente tem uma restrição de crescimento, tem mais chance de ter obesidade e diabetes", explicou. 

Grávida de quatro meses, a musa fitness Bella Falconi, de 30 anos, confessou que teve que mudar a rotina para conseguir engravidar, já que os médicos a alertaram que sua dieta poderia dificultar o processo. "Meu médico tinha medo de que eu não conseguisse engravidar tão facilmente devido a dieta restrita, mas ele estava enganado dessa vez. Eu não menstruava normalmente e isso indicava desequilíbrio hormonal. Mas voltei a menstruar normalmente em outubro e engravidei em novembro", contou. 


Modelo Bella Falconi está grávida de uma menina
Foto: Reprodução/Instagram

De acordo com Cordioli, as mulheres que praticam exercícios físicos de alta intensidade produzem muita endorfina, o que altera o ciclo menstrual e as faz parar de ovular e menstruar, impedindo, assim, a fecundação. 

Ao contrário de Sarah Stage, a modelo brasileira contou que quer perder os 'gominhos' da barriga e ver logo a gravidez ficando em evidência. "Não faço mais abdominais e nem fico preocupada em querer ser uma gravida sarada. Quero ser uma gravida saudável, isso já me basta. Já estou ansiosa para que minha barriga cresça logo! São fases completamente diferentes e estou curtindo cada uma delas", contou Bella. 

Bella continua treinando de quatro a cinco vezes por semana, com exercícios funcionais. A modelo alterou a dieta e agora se permite comer doces. "Não estou paranóica", avaliou. 

Recomendado para você

Comentários