09/05/2020 19:20:00 - Atualizado em 09/05/2020 19:22:00

Remédio anticoagulante reduz em 70% a infecção de células pelo novo coronavírus, diz estudo

Pesquisa é feita por cientistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em conjunto com equipes italianas e inglesas

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e colaboradores europeus revelou que  um remédio anticoagulante chamado heparina pode ajudar no tratamento da Covid-19.  O fármaco, segundo os cientistas, parece ser capaz de dificultar a entrada do novo coronavírus nas células. O medicamento combate distúrbios de coagulação que podem afetar vasos do pulmão e prejudicar a oxigenação.

"Em testes de laboratório, feitos em linhagem celular proveniente do rim do macaco-verde africano (Cercopithecus aethiops), a heparina reduziu em 70% a invasão das células pelo novo coronavírus", afirmou o governo do Estado de São Paulo que, por meio da  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), apoia o projeto. Todos os resultados premilinares do estudo, que ainda está em versão ser revisado, foi publicado na plataforma bioRxiv.

“Existiam indícios de que a heparina, que é um fármaco que desempenha várias funções farmacológicas, também tinha capacidade de prevenir infecções virais, incluindo por coronavírus, mas as evidências não eram muito robustas. Conseguimos comprovar essa propriedade do medicamento em ensaios in vitro”, diz Helena Bonciani Nader, professora da Unifesp e coordenadora do projeto da vertente brasileira. A pesquisa conta com a participação de cientistas da Inglaterra e da Itália.

>>>Morre Little Richard, pioneiro do rock and roll