23/07/2024 15:17:00 - Atualizado em 23/07/2024 15:40:00

Pesquisadores encontram cocaína em tubarões no Rio de Janeiro

Redação RedeTV!

De 13 tubarões estudados, todos continham a droga presente no organismo

(Foto: Reprodução/g1)

Uma pesquisa realizada pela Oswaldo Cruz encontrou cocaína presente nos músculos de tubarões da espécie bico-fino no Rio de Janeiro. Os dados, publicados na revista Science of the Total Environment, afirmam que, dos 13 tubarões que estavam sendo comercializados, todos continham drogas. Um fato que chamou a atenção foi a concentração 100 vezes maior do que a encontrada em outros animais.

“Para nossa surpresa, a cocaína foi encontrada em maior concentração no músculo, que é um tecido de acúmulo, o que pode sinalizar a abundância da substância no ambiente marinho. Os tubarões estariam se contaminando de diversas formas, seja pelo fato de habitarem a região ou se alimentarem de outros animais contaminados”, afirmou Érico Borgo, um dos cientistas à frente da pesquisa.

Há muitas hipóteses sobre como a droga foi encontrada nos animais, incluindo o transporte ilegal de substâncias feito por traficantes em cascos de navios até a disposição da droga pelo esgoto em laboratórios ilegais.

“Vale lembrar que tubarões muitas vezes são comercializados irregularmente com o nome popular de cação. Já encontramos diversos metais tóxicos em cações e raias, que também são vendidas e consumidas. Agora, detectamos cocaína em tubarões”, pontuou Rachel Ann Hauser-Davis, cientista que também participou do projeto.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários