19/11/2021 11:52:00

Pesquisadores dizem que mulher pode ter 'se curado' da infecção do HIV sem tratamento

A esperança é que, com a descoberta, um dia seja encontrada a cura para a AIDS

(Foto: Agência Brasil)

Uma mulher de 30 anos supostamente se livrou do vírus da imunodeficiência humana (HIV), que causa a AIDS, segundo pesquisadores relataram ao Annals of Internal Medicine. A paciente não recebeu nenhum tipo de tratamento regular para a infecção. O caso dela é o segundo registrado na história.

De acordo com informações da CNN, os pesquisadores informaram que a mulher, moradora da cidade de Esperanza, na Argentina, é uma rara “controladora de elite” do vírus que, oito anos após o diagnóstico, não mostra sinais de infecção ativa ou sinais de vírus intacto em seu corpo.

Os pesquisadores também disseram que ela não apresentava sinais de HIV intacto em grande parte de suas células, sugerindo que ela pode ter conseguido naturalmente uma “cura esterilizante” para a infecção.

Os cientistas não têm certeza de como o corpo foi capaz de aparentemente se livrar do vírus intacto, mas “acreditam ser uma combinação de diferentes mecanismos imunológicos: as células T citotóxicas estão provavelmente envolvidas, o mecanismo imune inato também pode contribuir”. A esperança é que, com a descoberta, um dia seja encontrada a cura para a AIDS.

Outro paciente

Uma mulher de 67 anos, chamada Loreen Willenber também conseguiu alcançar a “cura” sem ajuda de um transplante de células-tronco ou outro tratamento.

HIV no mundo

Quase 40 milhões de pessoas vivem com a infecção pelo HIV em todo o planeta. Caso não seja tratada, a infecção pode gerar a AIDS. Em 2020, aproximadamente 690 mil pessoas morreram por doenças relacionadas a AIDS.

>>>Capital paulista inicia aplicação de terceira dose de vacina contra a Covid-19