09/08/2021 14:35:00

Pesquisa aponta que mulheres imunizadas com Coronavac passam proteção para bebês através do leite materno

Redação/RedeTV!

A pesquisa foi realizada com 20 funcionárias do Butantan que foram imunizadas entre janeiro e fevereiro de 2021

(Foto: Divulgação/Instituto Butantan)

Um estudo publicado nesta segunda-feira (9) pelo Instituto Butantan e realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) mostrou que lactantes imunizadas com Coronavac, vacina contra Covid-19, apresentam anticorpos contra o vírus no leite materno, capazes de proteger também os bebês.

A pesquisa foi realizada com 20 funcionárias do Instituto que foram imunizadas entre janeiro e fevereiro de 2021. Foram recolhidas nove amostras de leite no total: antes da imunização, quatro vezes depois da primeira dose e três vezes após a segunda dose.

O estudo mostrou que os níveis de anticorpos do leite materno ainda estavam altos quatro meses após a vacinação.

Ainda segundo o Instituto, a imunização das lactantes e gestantes oferece proteção de duas formas: aos bebês ainda não nascidos, por meio da placenta, com anticorpos IGG (age na proteção imediata e a longo prazo contra infecções), e por meio do leite materno, aos recém-nascidos, com anticorpos IGA (tem como principal função proteger o organismo contra infecções e pode ser inicialmente obtido por meio da amamentação).

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 500 mil grávidas e puérperas com comorbidades já foram vacinadas contra a Covid-19 no Brasil. Apenas duas vacinas são recomendadas para as gestantes: CoronaVac e Pfizer.

Veja também!

>>> Butantan recebe 2 milhões de doses da Coronavac

>>> Jair Bolsonaro faz passeio de moto no Dia dos Pais

>>> Brasil encerra Olimpíada com seu melhor desempenho de todos os tempos

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários