09/06/2020 03:51:00 - Atualizado em 09/06/2020 04:27:00

OMS: transmissão de covid-19 a partir de assintomáticos é "muito rara"

Agência Brasil

Especialista diz que é importante traçar rota de pessoas infectadas

(Foto: Agência Brasil)

A infectologista e chefe do departamento de doenças emergentes da Organização Mundial da Saúde (OMS)Maria Van Kerkhove, afirmou nesta segunda-feira (8) que a propagação de covid-19 a partir de pacientes assintomáticos é “muito rara.”. A declaração foi feita durante a conferência de imprensa diária sobre o novo coronavírus (Covid-19). Segundo a médica, os dados levantados até agora mostram que pessoas que não apresentam os sintomas da doença possuem pouco potencial infectológico para contaminar indivíduos saudáveis.

"Nós sabemos que existem pessoas que podem ser genuinamente assintomáticas e ter o PCR (teste realizado para detectar a presença do vírus no organismo) positivo. Esses indivíduos precisam ser analisados cuidadosamente para entender a transmissão. Há países que estão fazendo uma análise detalhada desses indivíduos, e eles não estão achando transmissão secundária. É muito rara,”, afirmou a médica ao ser questionada por jornalistas.

Ainda segundo Kerkhove, é necessário traçar todos os contatos que pessoas que desenvolveram a doença tiveram com outros indivíduos. A infectologista afirmou ainda que é necessário realizar mais estudos para chegar a uma “resposta verdadeira” sobre todas as formas de transmissão do novo coronavírus.

Veja também!

>>> Auxílio emergencial é o maior pagamento da história do país, diz Presidente da Caixa

>>> 86% dos profissionais gostariam de continuar no home office, diz pesquisa

>>> STF decide se estados podem autorizar descontos em mensalidade escolar

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários