14/01/2022 10:46:00

OMS recomenda dois novos medicamentos contra a Covid-19

Redação RedeTV!

Indicação foi feita a partir de novas evidências de sete ensaios com mais 4 mil pacientes com a doença confirmada

(Foto: Pixabay)

Nesta sexta-feira (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar mais dois novos medicamentos para tratamento de pacientes com diagnóstico positivo para a Covid-19.

Segundo o comunicado, o medicamento baricitinibe passa a ser  recomendado para indivíduos em estado grave ou crítico pela doença. Já o anticorpo monoclonal sotrovimabe para pacientes que apresentam quadros leves a moderados.

As recomendações são baseadas em evidências de sete ensaios clínicos envolvendo mais de 4 mil pacientes com Covid-19 não grave, grave e crítico.

Baricitinibe

O medicamento oral baricitinibe, utilizado no tratamento de artrite, é conhecido pela capacidade de regular o processo de inflamação do organismo.

Por esse motivo, evidências científicas mostraram que o remédio pode contribuir para controlar a inflamação, reverter quadros graves da Covid-19 e reduzir a necessidade de ventilação, sem aumento observado nos efeitos adversos.

Aqui no Brasil, o Baricitinibe já foi aprovado para o tratamento de pacientes internados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no dia 17 de setembro do ano passado.

Sotrovimabe

O anticorpo monoclonal Sotrovimabe ‘imita’ a capacidade do sistema imunológico de combater o novo coronavírus.

O remédio, que atua contra a proteína Spike do SARS-CoV-2, é projetado para bloquear a ligação do vírus com a entrada nas células humanas.

Anvisa aprovou no dia 9 de setembro o uso emergencial desse medicamento para pacientes que apresentam a doença de forma leve a moderada.

A OMS afirmou ainda que está em “discussões com os fabricantes para garantir a capacidade global de fornecimento e o acesso equitativo e sustentável às novas terapêuticas recomendadas".

Veja também!

>>>Presidente prevê R$ 1 bi para reforma de rodovias

>>>Novo caso do "Superfungo" é confirmado em Pernambuco

>>>Sem Neymar, Tite convoca seleção para jogos contra Equador e Paraguai

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários