07/06/2021 19:29:00 - Atualizado em 07/06/2021 20:10:00

Marcos Pontes afirma que governo tem mais três vacinas prontas para testes em humanos

Redação RedeTV!

Ministro esteve na sede na RedeTV! nesta segunda-feira (7) 

(Foto: Alan Santos/PR)

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, afirmou que o governo federal tem mais três vacinas contra a covid-19 prontas para a fase de testes em humanos - além da Versamune - produzida pela Farmacore em parceria com a USP de Ribeirão Preto e um laboratório americano.

Para incentivar que a produção de Insumos Farmacêuticos Ativos nacionais gere negócios e empregos no país, Pontes declarou que a tecnologia criada para fabricação de novas vacinas começou a ser produzida pelo Brasil desde 2020. 

Ainda segundo o ministro, os demais imunizantes estão com os estudos pré-clínicos concluídos para serem enviados à Anvisa. “Logo que autorizado pela Anvisa, já começam os testes. Três delas são completamente nacionais, de tecnologia nacional, feitas por cientistas brasileiros, e, uma delas, é uma parceria entre o Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações com outra organização no Brasil e dos Estados Unidos. É uma vacina de dois países. Essa tem a tecnologia do RNA mensageiro e está bem avançada. Deve ser uma das primeiras a entrar no mercado,” garantiu o ministro, em entrevista exclusiva  à RedeTV!.

De acordo com o Pontes, a previsão é que os testes da Versamune em humanos comecem no segundo semestre de 2021. “A Versamune MCTI foi desenvolvida toda a parte de tecnologia no Brasil, todos os testes pré-clínicos que vão desde os testes com animais foram feitos. Ela entrou na Anvisa para poder fazer os testes clínicos com pacientes. A partir da entrega da documentação, a Anvisa terá 72 horas pra responder. Caso liberadas, as duas primeiras fases do estudo clínico terão 360 voluntários, destes, 240 vão receber o imunizante e o restante uma dose de placebo. Na fase 3, serão 20.000 voluntários”, explicou. 

Marcos Pontes ressaltou que, além das vacinas, o governo tem outras estratégias para auxiliar no combate à covid-19, como a criação de um medicamento antiviral desenvolvido no Brasil, que está próximo da fase de testes em pacientes.

Veja também!

>>> Quadrilha especializada em roubo de artigos de luxo é presa em SP

>>> Dia D de vacinação: SP espera aplicar 403 mil segundas doses neste sábado (5)

>>> Brasil é o 66º que mais vacina em proporção e o 4º em números totais

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários