02/04/2020 19:18:00 - Atualizado em 02/04/2020 19:36:00

Israel promete testes em humanos de possível vacina do Covid-19 para início de junho

Laboratórios israelenses estão testando eficácia em mamíferos

(Foto: Agência Brasil)

Uma equipe de pesquisadores de Israel revelou estar próxima de completar a produção do componente ativo de uma possível vacina para o Sars-Cov-2, vírus responsável pelo surto da Covid-19, que poderá ser testada em humanos no início de junho. As informações são do jornal "The Jerusalem Post".

"Nós estamos na fase final e dentro de poucos dias nós iremos capturar as proteínas para ativar o componente da vacina", disse o líder do grupo, Dr. Chen Katz, ao jornal israelense.

Segundo Katz, a equipe vem trabalhando pelos últimos quatro anos no desenvolvimento de uma vacina para o vírus da bronquite infecciosa, que causa uma doença nos bronquios que pode afetar o pulmão. A vacina para o novo coronavírus seria uma adaptação para essa vacina.

Segundo Kratz, "a estrutura científica da vacina é baseada em um novo vetor de expressão proteica, que forma e secreta uma proteína quimérica solúvel que entrega o antígeno viral nos tecidos da mucosa por endocitose auto-ativada, fazendo com que o corpo forme anticorpos contra o vírus".

Porém, os cientistas descobriram que o vírus da bronquite infecciosa usa mecanismos de infecção muito parecidos com a forma que o Sars-Cov-2 no pulmão dos humanos, o que, segundo Kratz, "aumentou a probabilidade de alcançar uma vacina humana eficaz em um período muito curto de tempo".

Ainda segundo o cientista, a escolha do Srs-Cov-2 foi feita como uma modelo para testar o funcionamento da tecnologia desenvoldvida pela equipe, e as descobertas sobre o novo coronavírus "podem ser chamadas de pura sorte"